A BMW acaba de revelar no CES em Las Vegas um protótipo que pretende revelar a visão de futuro para uma experiência digital no interior e exterior de um veículo: o BMW i Vision Dee.
O Consumer Electronics Show (CES) realiza-se em Las Vegas nos Estados Unidos e é uma montra de tecnologia, eletrónica e mobilidade. O BMW i Vision Dee mostra-se como um compacto elétrico futurista com um design simplista.
O BMW i Vision Dee (Digital Emotional Experience) pretende criar uma ligação entre o utilizador (repara que não necessariamente o condutor) e os veículos que seguem em seu redor.
Como? Com o recurso à tecnologia E Ink revelada o ano passado no concept iX Flow e que agora surge num âmbito mais alargado: com várias cores.
Este futurista modelo tem controlos projetados no para-brisas e permite vários comandos por voz, mantendo e amplificando muitas das funções que já hoje se conhecem e que poderão vir a ser realidade em veículos de produção a curto prazo.
Assim, realidade virtual será uma das possibilidades no futuro a par do avançado sistema de head-up display, cenários interiores comandados por voz e design mais simplista (dentro e fora).
A BMW assegura que o futuro é elétrico, circular (como revela o próprio nome do concept revelado em 2021) e digital. O BMW i Vision Dee representa o aspeto digital deste trio de prioridades (com a sustentabilidade presente em todo o espetro) e será um ponto de partida para o desenvolvimento de futuros produtos.