Mobilidade

BMW i Vision Dee surge no CES Las Vegas 2023 e revela planos para o futuro

Tecnologia E Ink, design simples e tecnologia pretendem revelar o futuro da BMW: elétrico, circular e digital
Texto

A BMW acaba de revelar no CES em Las Vegas um protótipo que pretende revelar a visão de futuro para uma experiência digital no interior e exterior de um veículo: o BMW i Vision Dee.

O Consumer Electronics Show (CES) realiza-se em Las Vegas nos Estados Unidos e é uma montra de tecnologia, eletrónica e mobilidade. O BMW i Vision Dee mostra-se como um compacto elétrico futurista com um design simplista.

bmw i vision - away
BMW i Vision Dee (foto: divulgação)

O BMW i Vision Dee (Digital Emotional Experience) pretende criar uma ligação entre o utilizador (repara que não necessariamente o condutor) e os veículos que seguem em seu redor.

Como? Com o recurso à tecnologia E Ink revelada o ano passado no concept iX Flow e que agora surge num âmbito mais alargado: com várias cores.

bmw i vision dee - away
Tecnlogia E Ink que permite mudar de cor (foto: Jack Dempsey/Associated Press)

Este futurista modelo tem controlos projetados no para-brisas e permite vários comandos por voz, mantendo e amplificando muitas das funções que já hoje se conhecem e que poderão vir a ser realidade em veículos de produção a curto prazo.

bmw i vision dee - away
Imagens projetadas no para-brisas (foto: divulgação)

Assim, realidade virtual será uma das possibilidades no futuro a par do avançado sistema de head-up display, cenários interiores comandados por voz e design mais simplista (dentro e fora).

bmw i vision - away
BMW Circular à esquerda e i Vision Dee à direita (foto: divulgação)

A BMW assegura que o futuro é elétrico, circular (como revela o próprio nome do concept revelado em 2021) e digital. O BMW i Vision Dee representa o aspeto digital deste trio de prioridades (com a sustentabilidade presente em todo o espetro) e será um ponto de partida para o desenvolvimento de futuros produtos.

 

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente