Sabias que a União Europeia está a preparar alterações que podem permitir tirar a carta de condução a partir dos 17 anos? Esta medida ainda não entrou em vigor, mas poderá vir a ser adotada por alguns países, incluindo Portugal. Além desta possibilidade, há outras mudanças importantes que vão afetar quem conduz.
O acordo preliminar aprovado pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho da UE prevê que os jovens com 17 anos possam conduzir veículos ligeiros, como carros, desde que o façam acompanhados por um condutor experiente durante o período probatório de dois anos. Além disso, estes jovens poderão conduzir camiões e furgões dentro do seu país, desde que cumpram as mesmas condições de acompanhamento e controlo.
Durante este período experimental, qualquer infração grave, como conduzir sob o efeito de álcool ou drogas, não usar o cinto de segurança ou transportar crianças sem os sistemas adequados, será avaliada com mais rigor. O Parlamento Europeu defende ainda uma política de tolerância zero ao álcool e drogas para todos os condutores, não apenas para os jovens.
Para além destas medidas, está prevista a redução da idade mínima para conduzir camiões de 21 para 18 anos, e para autocarros de 24 para 21 anos. Estas mudanças pretendem harmonizar a legislação na UE e ajudar a responder à falta de condutores, especialmente no transporte rodoviário de mercadorias e passageiros.