Nos dias quentes, é tentador abrir um pouco a janela do carro e deixar o ar circular enquanto conduzes. Mas, segundo um especialista, esse hábito pode trazer mais riscos do que benefícios.
Bernat Escolano, que trabalha com automóveis desde sempre e é seguido por mais de 290 mil pessoas no Instagram, partilhou um vídeo que rapidamente se tornou viral. Nele, explica que, por uma questão de segurança, o vidro deve estar totalmente aberto ou fechado — nunca a meio.
O motivo? Em caso de acidente, um vidro parcialmente aberto pode provocar ferimentos graves. Para quem não quiser fechar completamente, o influencer recomenda que a abertura não ultrapasse a largura de dois dedos, precisamente para reduzir o impacto de um eventual embate.
O jornal El País também falou sobre o tema e lembrou que esta prática tem outras desvantagens: além de aumentar o ruído e facilitar a entrada de pó, insetos e distrações, pode ainda contribuir para um maior consumo de combustível, devido à resistência aerodinâmica provocada pela abertura irregular.