Mobilidade

Zero emissões: automóveis elétricos entregues em camiões elétricos

Projeto piloto está a ser realizado na zona de Los Angeles, EUA. Objetivo é expandi-lo para outras regiões
Texto

Mobilidade com zero emissões é um conceito que se aplica na perfeição a automóveis elétricos, mas habitualmente apenas a partir do momento em que saem dos concessionários. A Nissan nos Estados Unidos quer levá-lo mais longe, aplicando-o logo assim que as novas unidades chegam a terra.

Os novos veículos Nissan que são descarregados no Porto de Los Angeles estão a ser transportados até aos concessionários oficiais da marca japonesa localizados nesta cidade através de camiões elétricos das marcas Nikola e Kenworth.

O programa experimental tem como objetivo atingir a neutralidade de carbono em toda a cadeia de abastecimento e está a ser levado a cabo em colaboração com a empresa de transportes Avant-Garde Auto Logistics e com a Wallenius Wilhelmsen, empresa responsável pela instalação do equipamento para carregamento das baterias dos camiões.

Nissan - AWAY
Nissan usa camiões elétricos nos EUA (foto: divulgação)

Com este teste piloto, que começou pela entrega de algumas unidades do crossover elétrico Ariya, a Nissan e os seus parceiros logísticos procuram explorar as potencialidades do uso de camiões 100% elétricos na distribuição de automóveis.

Para já estão em operação quatro camiões alimentados por baterias, mas o plano é aumentar a frota, não apenas na zona de Los Angeles, mas também em outras regiões onde a Nissan leve a cabo operações logísticas.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente