Mobilidade

Ideia genial: placas de matrícula digitais até alertam para roubo do carro

Novas placas podem substituir as fabricadas em chapa. Facilitam o registo na entidade competente e estão preparadas para exibir mensagens de urgência
Texto
Placas de matrícula digitais na Califórnia (foto: J. Sullivan/ Getty)
Placas de matrícula digitais na Califórnia (foto: J. Sullivan/ Getty)

Em teste desde 2018, as placas de matrícula digitais passam agora a estar disponíveis para os cerca de 27 milhões de condutores do estado americano da Califórnia, depois de aprovada a lei que permite a sua colocação em substituição das tradicionais em chapa. A ideia parece simples e genial e está repleta de funcionalidades, como por exemplo, um alerta de que o carro foi roubado.

A Califórnia torna-se, assim, o terceiro estado a autorizar o uso de placas de matrícula digitais em ligeiros de passageiros, depois de Arizona e Michigan, berço da indústria automóvel americana. No Texas a sua utilização está autorizada, mas apenas em veículos comerciais.

Para além da componente estética, é esperado que as novas matrículas tornem mais fácil o processo de registo na DMV (entidade equiparada à nossa Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária), facto que a própria entidade já veio sublinhar.

Placas de matrícula - AWAY
Placas de matrícula em chapa (foto: Pixabay)

Ao Los Angeles Times, Bernard Soriano, diretor adjunto da DMV na Califórnia, salientou que as novas matrículas permitem aos condutores renovar os seus registos sem terem de se deslocar às instalações daquele organismo, o que torna todo o processo mais simples e rápido.

Fabricadas por única empresa – Reviver – as placas digitais possibilitam a exibição de diferentes mensagens de emergência, como por exemplo a indicação de que o veículo foi roubado. Para além disso, incluem um dispositivo que permite a sua rastreabilidade, também aqui útil na recuperação de veículos furtados.

Para já disponíveis em apenas três estados americanos (quatro se incluirmos o Texas), as novas matrículas digitais são uma realidade ainda distante da Europa. O futuro dirá se também virão a ser legais por cá.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias