Mobilidade

Região Viseu Dão Lafões vai ter 100 bicicletas públicas em rede partilhada

Novas bicicletas partilhadas na região vão ser distribuídas por 37 estações e 235 docas de estacionamento
Texto
Rede bicicletas partilhadas Viseu Dão Lafões (Foto: divulgação)
Rede bicicletas partilhadas Viseu Dão Lafões (Foto: divulgação)

A região Viseu Dão Lafões vai lançar um sistema público que conta com mais de 100 bicicletas partilhadas, distribuídas por 37 estações e 235 docas de estacionamento. O projeto já tem uma segunda fase consagrada que irá aumentar o número de velocípedes e zonas de influência.

Esta iniciativa resulta da aposta da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões na mobilidade suave e é uma das medidas que constam do PAMUS – Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável, cuja candidatura foi aprovada no âmbito do programa operacional Centro 2020.

O projeto “Mobilidade Suave em Viseu Dão Lafões” tem um investimento de 4,98 milhões de euros (comparticipado em 4,23 milhões de euros por fundos comunitários) prevê a execução de vários projetos conjuntos, a executar entre a CIM e as autarquias que a compõem, como é o caso deste Sistema Público de Bicicletas Partilhadas.

Projeto inclui criação de 36 km de novas ciclovias e vias pedonais 

Para além disso está ainda contemplada a implementação de uma Plataforma de Mobilidade de suporte à operação e gestão da mobilidade no território, incluindo os transportes públicos e transporte flexível, assim como a integração de todas as soluções de mobilidade do território, numa aplicação móvel destinada ao cidadão.

Referência ainda para o projeto de criação de 36 quilómetros de novas ciclovias e vias pedonais, no perímetro urbano dos municípios, a executar pelas autarquias.

Centro de Viseu (Foto: Hans Pohl/Flickr)

Transporte a pedido “IR e VIR” é outra aposta

O PAMUS – Plano de Ação de Mobilidade Urbana Sustentável é mais uma iniciativa no âmbito da mobilidade na região Viseu Dão Lafões. De acordo com o comunicado de imprensa divulgado no site oficial, no passado mês de julho a CIM Viseu Dão Lafões alargou o alcance do projeto de transporte flexível a pedido IR e VIR.

O IR e VIR é um serviço inovador, que possibilita aos utentes deslocarem-se de táxi, de forma cómoda, económica e rápida, em localidades que não são servidas de forma eficiente pela rede de transportes coletivos de passageiros. Desta forma, é complementada a cobertura de transporte público de passageiros em cerca de 850 localidades do território.

(Fotos: CIM/Divulgação)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias