Mobilidade

Inteligência artificial em nova bicicleta elétrica da Acer

Acer ebii é a nova bicicleta elétrica que aprende e adapta-se ao utilizador para garantir uma viagem tranquila.
Texto

O que é que acontece quando uma empresa ligada aos computadores se aventura no mundo da micromobilidade? Neste caso, nasce uma bicicleta elétrica com tecnologia de inteligência artificial. A Acer apresentou a e-bike ebii que se adapta ao utilizador, garantindo uma experiência personalizada.

Com um design simplista e apenas 16 kg, a bicicleta elétrica da marca de tecnologia tem um quadro de alumínio e um acabamento branco mate. Um pequeno display LED mostra as informações essenciais, como a velocidade ou o nível da bateria.

Acer ebii - AWAY
Acer ebii adapta-se ao utilizador (foto: Acer)

Ainda assim, não é o design que torna esta e-bike tão especial, mas sim a tecnologia. O coração da Acer ebii está na caixa de controlo inteligente que faz tudo para garantir uma viagem agradável e sem dores de cabeça.

O ebiiAssist, como é chamado, garante que a bicicleta elétrica adapta-se automaticamente às condições da rota, à força da pedalagem e às preferências do ciclista. Além disso, garante que a bateria, que tem autonomia de 110 km, dure o máximo possível para que a assistência elétrica dure até se chegar ao destino.

Falemos agora das restantes especificações. A bateria é amovível e pode até ser usada como powerbank. É carregada em apenas 2h30. O motor com 48V dá assistência até à velocidade máxima de 25 km/h. A partir daí, só com a força da perna.

A segurança foi um ponto importante no desenvolvimento da e-bike e, por isso, a Acer incluiu um sensor traseiro de alerta de colisão. Este identifica o ciclista se algum objeto ou motorista se aproxima por trás.

Acer ebii - AWAY
Sensor traseiro alerta para possível colisão (foto: Acer)

A Acer ebii vem acompanhada por uma aplicação, a ebiiGO, que ajuda a tornar a viagem ainda mais tranquila. Esta procura as rotas recomendadas, disponibiliza informações sobre o nível da bateria e sobre a velocidade e permite desbloquear automaticamente a e-bike.

Ainda não foi divulgado o preço da bicicleta elétrica da Acer nem quando estará disponível para venda.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais para o Algarve? Vê se a tua praia perdeu o selo de 'Qualidade de Ouro'
Radares da PSP: é aqui que vão estar na semana de 20 a 26 de maio
5 dicas para usares tecnologia de forma ambientalmente responsável