Mobilidade

Resistes a veículos híbridos e elétricos? Se calhar não és o único...

Inquérito realizado junto de 500 condutores nacionais revela que a maioria pretende comprar carro em 2023
Texto
Concessionário automóvel (foto: E. McLean/ Unsplash)
Concessionário automóvel (foto: E. McLean/ Unsplash)

Mais de metade dos portugueses manifesta a vontade de comprar um automóvel no decorrer de 2023 e quase um terço pretende optar por um modelo que se traduza numa maior economia, quer no valor da aquisição, quer no consumo de combustível.

Os números resultam do inquérito Liberty Consumer Spotlight, desenvolvido pelas empresas Kantar e Red C no final do ano passado, junto de 500 condutores portugueses.

Concessionário automóvel - AWAY
Concessionário automóvel (foto: I. Garifullin/ Unsplash)

Entre os inquiridos, 52% assume vontade de comprar carro este ano e 29% diz querer um mais sustentável. Contudo, os modelos eletrificados ainda não estão no topo das preferências dos condutores portugueses quando a escolha recai sobre um automóvel novo. E tudo por causa do preço.

Embora 55% dos condutores que participaram neste estudo da Liberty Seguros equacionem comprar um automóvel elétrico ou hibrido em 2023, 65% aponta o preço elevado como principal fator dissuasor para a compra de um automóvel novo deste tipo.

Automóvel elétrico - AWAY
Automóvel elétrico (foto: Dcbel/ Unsplash)

28% dos inquiridos consideram que o seu automóvel é demasiado antigo e 16% são da opinião de que o seu atual veículo não responde às suas necessidades, o que justifica a necessidade de uma troca. Contudo, a opção por um veículo mais sustentável ainda enfrenta alguns obstáculos.

Dos 500 portugueses inquiridos, um quarto considera que as infraestruturas de carregamento ainda não estão totalmente desenvolvidas, ao passo que 22% afirma não querer ou poder instalar um ponto de carregamento em casa.

Para além destes, há ainda outros obstáculos à aquisição de elétricos ou híbridos, como a falta de informação sobre os mesmos e o facto de utilizarem automóvel apenas para pequenas deslocações ou somente para circulação em cidade, questões manifestadas por 18% dos inquiridos.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias