Mobilidade

Levar o carro à inspeção vai ficar mais caro a partir de 1 de janeiro

Valores vão ser atualizados a partir de 2022 tendo por base a taxa de inflação média anual. Veículos ligeiros passam a pagar 31,80 euros
Texto
Trânsito
Trânsito

De acordo com a portaria publicada em Diário da República esta segunda-feira, as tarifas das inspeções de veículos rodoviários vão sofrer um aumento em 2022. Assim, a inspeção a veículos ligeiros passa a custar 31,80 euros, mais 32 cêntimos do que 2021.

Os veículos ligeiros não foram os únicos a sofrer um agravamento no valor da inspeção periódica. Os veículos pesados vão passar a pagar 47,59 euros em vez de 47,12 euros e a inspeção a motociclos, triciclos e quadriciclos terá um custo de 16,01 euros em vez de 15,86 euros.

Motociclos passam a ser obrigados a fazer inspeção a partir de 2022

A atualização dos valores tem por base a inflação média anual de 0,99%, determinada pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE), no Índice de Preços no Consumidor, e com data de 14 de dezembro de 2021.

Em 2021, os valores da inspeção periódica sofreram uma deflação face a 2020, em parte causada pelas consequências económicas da pandemia.

(foto: Lusa / José Sena Goulão)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente