Mobilidade

Vendas de veículos elétricos em 2021 poderão chegar aos 6 milhões

China e Europa representam 85 por cento das vendas mundiais
Texto
Carros eletricos
Carros eletricos

De acordo com um estudo da Wood Mackenzie recentemente divulgado as vendas globais de veículos elétricos poderão chegar às 6 milhões de unidades em 2021.

As vendas no primeiro semestre de 2021 triplicaram comparativamente com o período homólogo de 2020, embora a comparação tenha de levar em linha de conta com a situação pandémica em 2020.

No entanto, a procura em 2021 tem sido muito elevada e a crise dos semicondutores não está a permitir servir todos os clientes interessados no espaço de tempo desejado.

Tesla Model 3 e Y

A quota mundial de vendas de veículos elétricos, subiu para os 7% e, no segundo semestre deste ano, são esperados mais de 2,5 milhões de encomendas no mercado Europeu e Asiático. Mais atrás o mercado americano que parece não estar a acompanhar a tendência.

A China lidera as vendas de veículos elétricos e, no mercado interno, a quota de vendas de veículos puramente elétricos já ultrapassa os 9 por cento.

Os carros mais populares são o Tesla Model 3 e Y com vendas superiores a 161 mil unidades, mas, no mercado chinês são os pequenos elétricos que dominam, com marcas como Wuling Hongguang, a proporem modelos com preços abaixo de 5 mil euros e vendas a superarem 180 mil unidades.

Wuling Hongguang Mini

No polo oposto encontram-se os Estados Unidos. De acordo com um responsável da Mackenzie, foram vendidos apenas 270 mil carros elétricos, o que representa uma quota de apenas 1,4 por cento. Isto num mercado onde o líder de vendas é uma pick-up com motorização a gasolina (Ford F150).

O estudo da Wood Mackenzie revela ainda que apesar do mercado europeu e chinês representar, junto, 47 por cento das vendas mundiais, já representam 85 por cento do total de vendas de veículos elétricos. Ou seja, este, ainda não é um fenómeno “mundial”.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Esta é a Aldeia Natal mais sustentável do país. E merece uma visita
CP alerta para "forte impacto" da greve geral marcada para sexta-feira
Combate a humidade sem fazer disparar a conta da luz