Mobilidade

Estado de Nova Iorque poderá ter apenas autocarros escolares elétricos até 2035

Governadora estadual irá propor legislação para obrigar transição e apoiar escolas a criar infraestruturas e adquirirem autocarros zero emissões
Texto
Nova Iorque pode vir a ter apenas autocarros escolares elétricos
Nova Iorque pode vir a ter apenas autocarros escolares elétricos

A governadora estadual de Nova Iorque, Kathy Hochul, irá propor legislação para que apenas circulem autocarros escolares elétricos no estado a partir de 2035. A governadora também quer que, a partir de 2027, só seja possível adquirir autocarros escolares com zero-emissões.

A intenção da governadora foi partilhada num documento chamado de Livro da situação do estado que aborda as linhas condutoras para a agenda intitulada de “Nova Era para Nova Iorque”. O objetivo da criação desta lei é ajudar a melhorar a qualidade do ar e ajudar a atingir os objetivos do Climate Goal.

Kathy Hochul, governadora estadual de Nova Iorque

Entre as várias propostas, que vão desde tornar a habitação mais barata e acessível até melhorar o acesso à saúde para os nova iorquinos, é referido no documento que há mais de 50 mil autocarros no estado de Nova Iorque e que se conseguirem eletrificar os autocarros apenas da cidade homónima, será o equivalente a retirar das estradas 650 mil automóveis de passageiros com motor a combustão.

A legislação que será proposta pela governadora Kathy Hochul irá também garantir que o Estado dará apoio à criação e instalação de infraestruturas, como carregadores, assim como à aquisição ou leasing dos autocarros elétricos. Será também aumentado o prazo de contratação de autocarros, que atualmente está nos cinco anos.

Já em outubro de 2021, a cidade de Nova Iorque aprovou uma lei que obrigava a que os 9500 autocarros escolares passassem a ser elétricos até 1 de setembro de 2035.

(Fotos: Marc A. Hermann / MTA e Unsplash)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal