Mobilidade

STCP quer 171 autocarros elétricos e procura fornecedor de gás natural

Empresa de transportes do Porto enfrenta algumas dificuldades por causa do aumento do preço do gás
Texto
Autocarro STCP (Foto: KK7088/Flickr)
Autocarro STCP (Foto: KK7088/Flickr)

Numa altura em que o preço do gás natural continua a não dar tréguas, a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) está a abrir concurso de 23,5 milhões de euros para adquirir gás natural veicular para a sua frota. Em paralelo, a empresa de transportes do Porto anunciou que pretende adquirir 171 autocarros elétricos até 2027.

O “Concurso Público Internacional Para o Fornecimento de Gás Natural Veicular e para a Prestação de Serviços de Exploração e Manutenção do Posto de Abastecimento de Gás Natural" foi publicado em Diário da República esta segunda-feira, 28 de novembro, e inclui fornecimento de gás, assim como para a manutenção e exploração do sistema.

autocarros no Porto - AWAY
Aumento do preço do gás tem afetado STCP (Foto: Paulo Duarte/AP)

Atualmente, 80% da frota de 420 autocarros da STCP é movida a gás natural.

A empresa tem sido afetada pelos aumentos do preço dos combustíveis e do gás natural, algo que obrigou ao aumento dos bilhetes de bordo em 50 cêntimos, para 2,50 euros. Esta medida foi aprovada pelo executivo municipal.

A par do lançamento do concurso público, a empresa de autocarros do Porto divulgou que pretende adquirir 171 autocarros elétricos até 2027, não só para expandir a frota, como também para substituir alguns dos veículos a gasóleo e a gás natural.

autocarros a gás natural - AWAY
Empresa vai expandir frota e substituir autocarros (Foto: Paulo Duarte/AP)

A informação surgiu num relatório da STCP anexo ao orçamento municipal do Porto e tem já um plano de aquisição para os próximos cinco anos.

Em 2023, deverão entrar na frota 48 novos veículos elétricos, sendo que metade será para expansão da frota e a outra metade para substituir veículos a gasóleo. No ano seguinte, assim como para 2025, está prevista a aquisição de 40 autocarros elétricos em cada ano.

STCP no Porto - AWAY
STCP pretende adquirir autocarros elétricos de dois andares (Foto: KK7088/Flickr)

Nestes mesmos dois anos, deverão ser adquiridas duas subestações elétricas para carregamento de autocarros, num investimento de quatro milhões de euros.

De acordo com o mesmo documento citado pela Lusa, em 2026, a STCP prevê adquirir 40 autocarros elétricos assim como 15 baterias. No último ano previsto no plano, serão comprados 15 autocarros elétrico de dois pisos.

O capital e participações sociais da STCP eram do Estado, mas foram passadas para os municípios do Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Maia, Gondomar e Valongo em 2021.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano