Mobilidade

GNR em operação de controlo de velocidade em todo o país até domingo

Ação de fiscalização Roadpol – Speed começa hoje e decorre em zonas críticas, com maior registo de infrações de velocidade
Texto
GNR (Foto: José Sena Goulão/Lusa)
GNR (Foto: José Sena Goulão/Lusa)

A partir de hoje, 8 de agosto, e até domingo, 14 de agosto, a Guarda Nacional Republicana (GNR) realiza uma operação de fiscalização rodoviária de controlo de velocidade em Portugal continental. As ações de fiscalização vão estar focadas em vias mais críticas, com maior sinistralidade e infração dos limites de velocidade.

A operação Roadpol – Speed, como é denominada, tem o objetivo de sensibilizar para a importância da adoção comportamentos mais seguros por parte dos condutores de forma a promover a segurança rodoviária e a salvaguarda de vidas humanas, explica a GNR em comunicado.

Esta operação surge no âmbito da RoadPol, uma organização criada pelas polícias de trânsito da Europa. A principal finalidade destas ações a nível europeu é criar um ambiente mais seguro ao influenciar de forma positiva os condutores.

Em 2021, a GNR registou um total de 69.186 acidentes de viação. Destas, pelo menos 3.564 tiveram como causa principal o excesso de velocidade. Também o ano passado, foram registadas 142.721 infrações relativas à fiscalização de velocidade.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano