Mobilidade

Apple ainda não confirmou o seu carro elétrico mas americanos já querem um

Numa altura em que lança um novo iPhone, a Apple vê a cotação do seu futuro automóvel subir em flecha, mesmo não o tendo confirmado
Texto
Loja Apple (Foto: L. Heymann/ Unsplash)
Loja Apple (Foto: L. Heymann/ Unsplash)

Serias capaz de encomendar um automóvel novo mesmo antes de o veres ou de conheceres as suas especificações? Pode parecer estranho, mas é o que se verifica com 26 por cento dos 200 mil novos proprietários de veículos inquiridos para um estudo realizado pela consultora Strategic Vision, a propósito de um possível futuro automóvel da Apple, que hoje mesmo apresenta os novos iPhone 14 e Apple Watch 8.

A conhecida marca de smartphones e equipamentos eletrónicos foi pela primeira vez incluída no estudo anual que a Strategic Vision realiza nos Estados Unidos sobre reconhecimento de marcas automóveis, tendo obtido resultados surpreendentes. Ou talvez não.

Quando questionados sobre que marcas considerariam comprar, os inquiridos colocaram a Apple em terceiro lugar, apenas atrás das japonesas Toyota e Honda, num total de 45 marcas consideradas.

Sobre a perceção de qualidade de cada marca, a Apple, mesmo não tendo ainda confirmado que vai avançar para a produção de um modelo automóvel, bateu todas as outras e por uma margem significativa. A marca liderada por Tim Cook recolheu a preferência de 24% dos inquiridos, ao passo que a segunda classifica – Toyota – é percecionada como a que apresenta melhor qualidade por 15% da audiência considerada.

Apple pode lançar-se na produção automóvel para além de desenvolver o software Carplay

Alguns analistas suspeitam que a Apple poderá vir a lançar um veículo elétrico totalmente autónomo em 2025, mas a própria empresa não o confirma, assim como não confirma onde ou através de quem poderá viabilizar essa produção. Uma forte possibilidade, contudo, recai sobre a Foxconn, empresa de Taiwan que fabrica o iPhone da marca americana.

A Foxconn já apresentou os seus próprios veículos elétricos – serão lançados no seu país natal em 2023 – e adquiriu recentemente uma fábrica de automóveis do grupo General Motors em Ohio, Estados Unidos, a qual tem capacidade para produzir cerca de 400 mil veículos por ano.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente