Mobilidade

Nos EUA há veículos sem condutor a circular no aeroporto no meio dos aviões

Empresa americana está a implementar um sistema nos tratores de transporte de bagagens para que possam operar de forma autónoma
Texto
Condução autónoma chega aos aeroportos (foto: captura site Thordrive)
Condução autónoma chega aos aeroportos (foto: captura site Thordrive)

Ver veículos a circular sem condutor num ambiente tão movimentado e onde a segurança é tão prioritária quanto a placa de um aeroporto pode ser assustador. Mas só para quem desconhece a solução de condução autónoma criada pela ThorDrive.

A empresa americana está a desenvolver e a implementar um inovador sistema de condução autónoma, destinado aos pequenos veículos que puxam os atrelados onde são transportadas as bagagens desde a gare até aos aviões. Nos últimos três anos tem estado a operar no CVG – Aeroporto Internacional Cincinnati/Northern Kentucky.

Trator equipado com o sistema da ThorDrive - AWAY
Trator equipado com o sistema da ThorDrive (foto: captura @Thordrive)

Criada em 2016, a ThorDrive tem as suas origens em Seoul, Coreia do Sul, onde começou a desenvolver a tecnologia de condução autónoma. Nesse mesmo ano começou a testar um robotáxi para transporte de passageiros no centro da capital coreana, até que dois anos mais tarde se decidiu expandir para os Estados Unidos.

Na zona de Silicon Valley, Califórnia, a empresa desenvolveu um serviço de entrega de encomendas com veículos sem condutor, até que se mudou e estabeleceu definitivamente no estado do Ohio, mais concretamente em Cincinnati. É a partir daí que têm estado focada na transformação das operações de apoio em terra a companhias aéreas de carga e passageiros.

Veiculo autonomo - AWAY
Veículo autónomo (Foto: captura @Thordrive)

A ThorDrive assegura que o seu trator para transporte de bagagem com sistema de condução autónoma é o único a operar diariamente num aeroporto da América do Norte. Equipado com iluminação LED suplementar, várias câmaras e dois sensores LiDAR, o veículo opera sem condutor graças ao software desenvolvido pela própria empresa.

O programa criado ThorDrive permite que o trator possa circular de forma totalmente segura pela placa do aeroporto, evitando uma série de obstáculos como outros veículos, peões, operadores de placa e de rampa e, claro, aviões.

Tecnologia da ThorDrive inclui sensores LíDAR e câmaras - AWAY
Tecnologia ThorDrive inclui sensores LiDAR e câmaras (foto: captura site @Thordrive)

O sistema tem a vantagem de poder ser instalado em tratores elétricos ou com motor de combustão, pelo que a sua implementação em grande escala não obriga as empresas gestoras de aeroportos a mudar a sua frota por completo. E em qualquer momento, o trator pode passar a modo manual, para assim ser operado diretamente por um profissional.

A ThorDrive salienta ainda que o sistema permite prolongar a vida útil dos equipamentos, faz diminuir os custos de manutenção e põe fim a possíveis excessos na placa, o que se traduz na diminuição de acidentes. A empresa está agora a trabalhar na expansão da sua tecnologia para outros aeroportos e hubs de carga.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente