Mobilidade

Osaka poderá ter táxis voadores elétricos da SkyDrive durante a Expo 2025

SkyDrive fez parceria com governo de Osaka para testar eVTOL com o objetivo de vir a implementar os veículos voadores durante a Expo 2025 na cidade japonesa
Texto

Os eVTOL, ou carros voadores elétricos, para quem preferir a terminologia saída dos filmes futurísticos, são apontados por muitos como o futuro da mobilidade. Descolam e aterram na vertical, não ocupam muito mais espaço do que um automóvel comum, são elétricos e, por serem voadores, não há risco de se ficar parado no trânsito.

Apesar de estarem a surgir cada vez mais opções de eVTOL, tanto criadas por empresas novas como por gigantes da mobilidade, ainda parece que esta forma de mobilidade está longe de ser comum, muito porque não se sabe como é que se pode controlar a sua deslocação no ar de forma a evitar acidentes. Ainda assim, se calhar, os carros voadores estão mais próximos de ser uma realidade do que aquilo que muitos de nós acreditam. Pelo menos no Japão.

Modelo SD-03

A SkyDrive, uma empresa criada em 2018 e focada em tecnologia aérea japonesa, fez um acordo com os governos da cidade de Osaka e da prefeitura de Osaka para desenvolver a tecnologia através da aplicação prática dos seus eVTOL. O objetivo final é apresentar e até mesmo utilizar o produto e os serviços durante a Expo 2025 Osaka.

A SkyDrive espera ter o serviço de táxis aéreos no ar durante o evento mundial.Para o serviço que quer prestar em Osaka, a SkyDrive já anunciou que irá desenvolver um novo eVTOL, o SD-05.

Atualmente, a empresa já tem o protótipo SD-03, um eVTOL que permite um tempo de voo máximo de 5 a 10 minutos e atinge a velocidade máxima de 40 a 50 km/h. Este veículo elétrico já foi testado no ar. Esteve em exibição na CES 2022, em Las Vegas.

Sobre o modelo SD-05 que a SkyDrive pretende utilizar como táxi aéreo sabe-se apenas que terá dois lugares e será autónomo. Este veículo, que já está em fase de desenvolvimento, teve o pedido de certificação aceite pelo Ministério da Terra, Infraestruturas, Transporte e Turismo japonês.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias