Mobilidade

Silêncio e conforto em destaque no elétrico i7 da BMW que chega em 2022

Topo de gama elétrico da BMW deverá chegar no final de 2022 e marca está a fazer testes para que tenha um conforto acústico de exceção
Texto

E se repente alguém se preocupasse verdadeiramente com o silêncio e o conforto a bordo de um veículo elétrico ao ponto de investir milhares de horas no desenvolvimento das melhores soluções? O BMW i7, novo topo de gama 100% elétrico da marca de Munique, parece que está a ser preparado para ser um dos expoentes máximos nesta matéria.

O nível de bem-estar no interior do sedan de luxo puramente elétrico é em grande parte determinado pelo grau em que ruídos perturbadores podem ser mantidos afastados dos ocupantes”. A frase pode ler-se no comunicado remetido pela BMW a propósito do desenvolvimento do i7 e refere-se, em concreto, aos testes acústicos a que o modelo está a ser submetido.

Até à sua chegada ao mercado, previsivelmente no final deste ano de 2022, aquele que será o topo de gama elétrico da BMW será sujeito a múltiplos testes, os quais incidem sobre diferentes aspetos da sua construção.

Um deles, a requer especial atenção por parte da equipa de engenheiros no Centro de Investigação e Inovação da marca, localizado em Munique, Alemanha, é a insonorização a bordo. Um aspeto que, pelo facto de se tratar de um elétrico, ganha outra relevância. Nas instalações da marca alemã é verificada toda a gama de emissões sonoras do novo i7.

Os ruídos de motor e de rolamento são analisados em pormenor, tal como a acústica e as vibrações, a fim de determinar as propriedades acústicas do modelo.

Empenhada em colocar no mercado um automóvel com um nível de conforto sonoro acima da média, a BMW submete o i7 a testes em estrada e posteriormente em bancos de ensaio equipados com dinamómetros de rolos com revestimento intercambiável. Desta forma, é possível ao construtor recriar diferentes superfícies de estrada e eliminar progressivamente quaisquer ruídos verificados.

Otimização acústica das unidades de transmissão elétrica; incremento da rigidez na zona dianteira da carroçaria e montagem de pneus com um amortecedor de espuma no interior são outras das medidas introduzidas pela BMW para melhorar o conforto a bordo do i7.

A etapa de desenvolvimento dedicada à sonoridade inclui também testes em túnel de vento acústico e o alinhamento preciso entre a proteção acústica dos peões e o som do motor emitido no interior. Sobre este, a escolha cabe ao condutor: pode circular em (quase) total silêncio ou, em alternativa, optar pelo som orquestrado pelo conhecido compositor Hans Zimmer.

Por último, os engenheiros da BMW submetem os protótipos do i7 a uma “análise de compatibilidade eletromagnética”. A ideia é testar a suscetibilidade dos seus sistemas elétricos a interferências e ver como interagem com o ambiente.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias