Mobilidade

Motociclo Famel regressa ao mercado, mas agora em modo elétrico

Uma marca histórica portuguesa do universo das duas rodas vai trazer até nós uma versão elétrica da mítica Famel Zundapp
PUB

Lembras-te da motorizada Famel que ficou imortalizada na parceria mecânica com a Zundapp cujo motor a dois tempos e caixa de cinco velocidades lhe conferia uma “sonoridade” única e ainda hoje é um sucesso nas memórias da geração imediatamente pós 25 de abril?

Pois bem, dos anos 1970 ao início da terceira década do presente milénio eis que surge agora a Famel E-XF, totalmente elétrica e silenciosa, inspirada nesse modelo histórico XF-17.

PUB

A ideia (re)nasceu da mente de Joel Sousa, engenheiro responsável pela marca que deu vida ao projeto, depois de 7 anos de intenso trabalho.

PUB

Este ícone, agora completamente reinventado e com motorização ecológica, regressa com a mesma imagem esguia da icónica XF-17 e, promete a marca, mais emoção.

A E-XF apresenta-se com um motor na roda traseira de 5 kW (sensivelmente 8 cavalos de potência), alimentado por uma bateria de 72V e 40 Ah. Tem uma autonomia estimada de 70 quilómetros e tem um tempo de carregamento de cerca de 4 horas.

Em comunicado, Joel Sousa da Famel afirma que os objetivos passam por uma produção anual mínima de 2 mil unidades.

PUB

A nova Famel E-XF ira ser apresentada oficialmente ao público já este fim-de-semana de 23 e 24 de outubro no Salão do Automóvel Híbrido e Elétrico (Porto) e no site da marca será possível realizar pré-reservas do modelo a partir de 1 de novembro.

O responsável da Famel tem ainda uma surpresa guardada para dia 31 de outubro, mas não a revela para já. Ficaremos atentos!

Continuar a ler
Home
Fantástico
Vídeo: O Renault 4L do futuro é elétrico e voa!
Away
Biocombustíveis: depois do milho e girassol, agora os insetos
Energia
Gasolina desce e gasóleo sobe, na próxima semana