Mobilidade

Lyft acelera a mobilidade autónoma com "robotaxi" Ioniq 5 já em 2023

Veículo de condução autónoma da Motional e Hyundai estará ao serviço no mercado americano a partir de 2023, através da plataforma Lyft
PUB

A empresa de tecnologia Motional e o construtor coreano Hyundai deram a conhecer o novo Ioniq 5 Robotaxi, que poderá estar disponível para serviços de transporte de pessoas e mercadorias no decorrer de 2023.

A Motional é uma empresa que tem desenvolvido várias soluções no campo da mobilidade autónoma e este é um passo importante.

PUB

Desenvolvida a partir do modelo 100% elétrico Ioniq 5, que se estreou no mercado este ano, a versão “robotaxi” apresenta-se como um veículo autónomo, totalmente operado sem a presença de um condutor a bordo. É o primeiro modelo da Motional pronto para comercialização, que assim junta dois conceitos de mobilidade revolucionários – emissões zero e condução autónoma.

PUB

Veja aqui abaixo um vídeo da marca sobre as novas formas de mobilidade:

O Ioniq 5 Robotaxi foi desenvolvido em conjunto pelas duas empresas, tendo como foco principal o conforto e a segurança dos passageiros. Está equipado com mais de 30 sensores, entre câmaras, radares e LIDAR (da sigla em inglês Light Detection And Ranging), que lhe permitem fazer uma leitura 360º do ambiente circundante, captar imagens de alta-resolução e detetar objetos de longo alcance.

PUB

Dessa forma estará apto a operar de forma autónoma e em segurança, mesmo em contextos particularmente desafiantes e complexos. Ainda assim, está equipado com um sistema de assistência remota, o qual permite que um operador possa ligar-se ao veículo de imediato, sempre que este se depare com uma situação de condução anómala (como obras na estrada, por exemplo).

Quanto à perspetiva dos passageiros, as viagens a bordo do Ioniq 5 Robotaxi não têm de ser necessariamente passivas. No interior podemos encontrar um conjunto de funcionalidades que permitem a interação com o veículo, nomeadamente para lhe “pedir” que altere a sua rota com o intuito de realizar uma paragem extra, inicialmente não programada.

“Aplicamos várias redundâncias de sistemas e tecnologias essenciais para garantir segurança e conforto para os passageiros. Ao integrar com sucesso o Ioniq 5 com a tecnologia de condução autónoma da Motional, estamos orgulhosos em anunciar que alcançamos um marco importante”, explica Woongjun Jang, Diretor do Centro de Condução Autónoma da Hyundai. “

PUB

Em parceria com a Lyft, plataforma de transporte de passageiros a operar no mercado americano, a Motional está a preparar o lançamento de um serviço de condução autónoma a ter início em 2023.

Continuar a ler
Home
Fantástico
Vídeo: O Renault 4L do futuro é elétrico e voa!
Away
Biocombustíveis: depois do milho e girassol, agora os insetos
Energia
Gasolina desce e gasóleo sobe, na próxima semana