Mobilidade

Madrid impõe novas regras e terá apenas 6 mil trotinetes Dott, Lime e Tier

Madrid com novas regras: das 18 empresas e 10 mil trotinetes em 2019 passam a 3 empresas e apenas 2 mil escooter por operador
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Trotinetes abandonadas em Madrid (foto: A. Rios/DeFodi Images/GettyImages)
Trotinetes abandonadas em Madrid (foto: A. Rios/DeFodi Images/GettyImages)

Tal com outras grandes capitais europeias Madrid teve de pôr ordem na anarquia que se vivia com as trotinetes partilhadas na cidade. Chegou a banir do centro, mas houve protestos. Agora há novas regras, menos operadores e, espera a cidade, melhor serviço de micromobilidade.

Em 2019 o município de Madrid limitou o número de trotinetes elétricas de serviços partilhados a 10 mil unidades e implementou várias regras (como velocidade máxima de 30 km/h e proibição de andar nos passeios). Mas não limitou o número de operadores e chegou a ter 18 empresas a operar.

O caos foi-se instalando e tal como em Lisboa (que entretanto tomou medidas) e outras cidades europeias, rapidamente se viu inúmeras trotinetes abandonadas e um contínuo desrespeito por regras. 

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Protesto a favor de trotinetes elétricas em Madrid (foto: SOPA/GettyImages)

Agora os responsáveis autárquicos locais decidiram agir. Os resultados foram conhecidos esta semana e a aplicação das novas limitações e regras terá lugar em maio próximo, com avaliação permanente até 2026.

Madrid passa a ter apenas três operadores de mobilidade partilhada com contrato válido por três anos: Dott, Lime e Tier e cada um pode apenas ter em operação 2 mil trotinetes, para um total de 6 mil trotinetes elétricas partilhadas na cidade.

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Trotinetes em Madrid junto à Opera (foto: Samuel de Roman/GettyImages)

Mas as novidades não ficam por aqui. Os utilizadores, tal como em Lisboa, passam a ter que parquear as bicicletas ou trotinetes elétricas partilhadas em zonas previamente definidas sob pena de continuarem a pagar o aluguer.

Os operadores comprometeram-se ainda detetar infrações via GPS e a remover trotinetes incorretamente parqueadas, em menos de uma hora.

A pouco e pouco as cidades vão-se adaptando e melhorando as condições. A micromobilidade veio para ficar mas tem de ter regras.

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