Mobilidade

Falta de legislação de trotinetes e bicicletas elétricas leva Spin a deixar Portugal

Mercado desregulado e falta de legislação sobre concorrência leva Spin a abandonar mais de 21 países ou territórios
Texto
Trotinetes/e-scooter Spin
Trotinetes/e-scooter Spin

A operar no mercado de micromobilidade partilhada em Portugal desde o ano passado, a Spin, conhecida pelas suas trotinetes e bicicletas elétricas vermelhas e pretas, prepara-se para deixar vários territórios, onde, de acordo com a empresa, não há uma regulamentação eficaz para defender a rentabilidade dos vários operadores.

A Spin, empresa da Ford Company, criada em 2017, anuncia assim que irá deixar em breve mercados como Alemanha, Espanha e Portugal, bem como sete cidades norte-americanas, num total superior a duas dezenas de locais.

Em comunicado à imprensa Ben Bear, o CEO da Spin, afirma “deixamos de operar em mercados abertos onde as autoridades locais não colocam limites no numero de companhias que operam no mercado da micromobilidade”.

Esta decisão prende-se com o facto de existirem cada vez mais operadores de mobilidade partilhada, mas, de acordo com o comunicado da Spin, não estarem a ser devidamente acompanhados de regras, por parte dos poderes locais/nacionais, que permitam a sã convivência, e, claro, lucros para as empresas.

A empresa norte-americana, que ainda recentemente tinha realizado um acordo com o Google Maps, pretende manter-se focada na partilha dos valores da mobilidade citadina mas espera que os policy makers percebam que é necessária uma legislação clara que permita adequar oferta à procura com vantagens para clientes e para o serviço das empresas.

Spin em Matosinhos

A Spin estava presente em Portugal, com cerca de duas centenas de e-scooters em Matosinhos, e, tinha anunciado em setembro passado um ambicioso plano de expansão.

Na Europa, a marca nascida em São Francisco, irá manter, para já, apenas o mercado do Reino Unido.

(Imagens: Divulgação)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos