Sustentabilidade

Temperaturas vão superar os 35 graus e sobe o risco de incêndio até sábado

Termómetros podem ultrapassar os 30 graus em todo o país e atingir 35 graus no Alentejo já na próxima sexta-feira e sábado
Calor traz risco de incêndio (Foto: Unsplash)
Calor traz risco de incêndio (Foto: Unsplash)

As temperaturas máximas em Portugal poderão vir a ultrapassar os 35 graus Celsius em algumas regiões do continente na próxima sexta-feira e no sábado, prevendo o IPMA um aumento do risco de incêndio. Há ainda a probabilidade de regressarem algumas poeiras vindas do Norte de África.

“A partir de quinta-feira já temos previsão de céu geralmente pouco nublado e uma tendência de subida gradual da temperatura, prevendo-se máximas elevadas na sexta-feira e no sábado”, disse à Lusa a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Paula Leitão.

De acordo com Paula Leitão, sexta-feira será o dia com a subida mais acentuada, podendo as temperaturas ultrapassar os 30 graus e os 35 nas regiões do Alentejo.

Devido a esta situação, vamos ter um aumento do risco de incêndio. Vamos ter igualmente na quinta e sexta-feira alguma poeira atmosférica vinda do Norte de África, mas nada de muito gravoso”, adiantou.

Segundo a meteorologista, esta situação deve-se a uma massa de ar quente vinda do Norte de África, que vai provocar um aumento das temperaturas. A confirmar-se esta previsão, as temperaturas vão estar bastante acima dos valores normais para a época.

“Depois a partir de domingo, a tendência será para descida da temperatura e até de condições de trovoada e aguaceiros nas regiões do interior”, disse Paula Leitão.

Continuar a ler
Home
Combustíveis: gasóleo vai finalmente descer na próxima segunda-feira
Supervan desportiva de entregas rápidas com 1.470 kW
Carros elétricos usados. Uma boa opção? O que ter em conta?