Atualidade

Chuva forte: IPMA emite aviso laranja para nove distritos no continente

Portugal irá estar debaixo de chuva durante os próximos dias e todos os cuidados são pouco
Texto
Chuva e vento forte (foto: Unsplash)
Chuva e vento forte (foto: Unsplash)

Nove distritos do continente estão hoje sob aviso laranja devido à previsão de chuva persistente, por vezes forte e ocasionalmente acompanhada de trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Viseu, Évora, Porto, Vila Real, Setúbal, Viana do Castelo, Beja, Aveiro e Braga vão estar com aviso laranja até às 12:00 de hoje, passando depois a amarelo até às 06:00 de terça-feira.

O IPMA colocou também os distritos de Bragança, Guarda, Viseu, Guarda, Santarém, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Coimbra e Portalegre a amarelo entre as 12:00 de hoje e as 06:00 de terça-feira devido à chuva, por vezes forte e acompanhada de trovoada.

Viseu, Évora, Porto, Faro, Vila Real, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga voltam a estar sob aviso amarelo na terça-feira por causa da chuva forte.

Os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Castelo Branco, Coimbra e Braga estão igualmente sob aviso amarelo até às 15:00 de hoje e Faro e Beja entre as 12:00 e as 15:00 de terça-feira por causa do vento forte.

Sob aviso amarelo estão também os distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga até às 00:00 de terça-feira devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de oeste/sudoeste com 4 a 5 metros.

Na Madeira, as Regiões montanhosas e a Costa sul vão estar também sob aviso laranja devido à previsão de chuva forte, que pode ser acompanhada de trovoada entre as 18:00 de hoje e as 00:00 de terça-feira, passando depois a amarelo até às 03:00 de quarta-feira.

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

No domingo, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou a população para a continuação do mau tempo até terça-feira, com chuvas e ventos fortes, reforçando o pedido para uma condução defensiva ou não atravessar zonas de cheias.

Num comunicado, ANEPC avisa que as previsões do IPMA apontam para a continuação do mau tempo nos próximos dias, entre chuva intensa, vento e agitação marítima forte e possibilidade de trovoada.

“A partir da madrugada de segunda-feira [hoje], 12 de dezembro, prevê-se a ocorrência de precipitação persistente que poderá ser temporariamente forte nas regiões Norte e Centro, sendo o período mais crítico entre as 06:00 e as 12:00, estendendo-se progressivamente para sul durante a tarde”, especialmente nos distritos de Setúbal, Évora e Beja, durante o período entre as 12:00 e as 24:00.

Para terça-feira, as previsões apontam para “precipitação persistente e por vezes forte, nos distritos de Setúbal, Évora e Santarém”, entre as 00:00 e as 12:00. Durante a tarde, “a precipitação será mais provável nas regiões do Centro, Alto Alentejo e Faro”.

Já a informação da Agência Portuguesa do Ambiente vai no sentido da possibilidade de ocorrência de “inundações em zonas urbanas, causadas por acumulações de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento”, bem como possibilidade de cheias, “potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras”.

Alertam também para a possibilidade de deslizamentos e derrocadas, arrastamento de objetos soltos para as vias rodoviárias, possibilidade de queda de neve e piso escorregadio.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias