Atualidade

Prepara-te para o pior: chuva, frio, vento forte e até neve esta semana

Aviso amarelo praticamente para todo o país com as piores condições desde o início do ano
Texto
Chuva (foto: Craig Whitehead/Unsplash)
Chuva (foto: Craig Whitehead/Unsplash)

A chuva regressou em força, o vento também vai marcar presença e até a neve dará ar da sua graça. As previsões do IPMA deixam perceber que esta semana que começa a 21 de novembro será uma das mais complicadas do ano com distritos que até já irão ter temperaturas bem perto dos zero graus.

Então vejamos. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou já hoje seis distritos em alerta amarelo devido à previsão de chuva: Aveiro, Braga, Porto, Vila Real, Viana do Castelo e Viseu ficam neste alerta até à próxima terça-feira.

calçado de inverno (foto: Zach Reiner/Unsplash) - AWAY
Utiliza calçado adequado para a chuva. Esta semana vais necessitar (foto: Z. Reiner/Unsplash)

Já o aviso amarelo, mas aqui devido a probabilidade de queda de neve, surge para os distritos de Castelo Branco e da Guarda, com previsão de neve acima dos 1400 metros e acumulação até 2 centímetros na Torre da Serra da Estrela.

Mas há mais no mapa de Portugal. No litoral e sul o aviso amarelo segue por causa da previsão de agitação marítima para os distritos de Faro, Beja, Setúbal, Lisboa, Aveiro, Coimbra, Porto, Braga e Viana do Castelo, prevendo-se ondas de noroeste com 4 a 5 metros até ao meio dia de quarta-feira.

Olhando para a previsão de hoje, dia 21 de novembro, o IPMA indica céu muito nublado ou encoberto, com período de chuva para todo o continente. Esta chuva será mais frequente e intensa nas regiões Norte e Centro e poderá ser forte no litoral a norte do Cabo Mondego.

A previsão aponta ainda para vento moderado de oeste, por vezes forte e com rajadas até 70 quilómetros por hora (km/h) na faixa costeira, em especial a norte do Cabo Espichel, soprando forte com rajadas até 95 km/h nas terras altas e neblina temporária até final da manhã.

Queda de neve - AWAY
Queda de neve (foto: Sangga Rima/Unsplash)

Há também possibilidade de ocorrência de trovoadas e queda ocasional de granizo, na região Norte até meio tarde e queda de neve nos pontos nos pontos mais altos da serra da Estrela a partir do meio da tarde, baixando a cota para os 1.200/1.400 metros de altitude.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 3 graus Celsius (na Guarda) e os 13 (em Lisboa e Aveiro) e as máximas entre os 12 (na Guarda) e os 21 (em Faro).

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos