Atualidade

Tempo muda na Madeira a partir de terça-feira à tarde, prevê IPMA

A temperatura mínima “deverá variar entre 14º e 16°C, sendo entre 3º e 5°C nas terras altas”, acrescenta
Texto
Ilha da Madeira (foto: Wirestosk/Freepik)
Ilha da Madeira (foto: Wirestosk/Freepik)
GNR e PSP detiveram 76 condutores por dia por excesso de álcool

O arquipélago da Madeira deverá registar na segunda-feira baixa probabilidade da ocorrência de precipitação, situação que se irá alterar a partir da tarde de terça-feira, com períodos de chuva ou aguaceiros, segundo as previsões do IPMA.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), em comunicado divulgado hoje, refere que, entre segunda e sexta-feira (22 e 26 de dezembro), “o estado do tempo no arquipélago da Madeira vai ser influenciado pela interação de um anticiclone localizado na região dos Açores, que se estenderá a partir de dia 23 para nordeste, e por uma região depressionária sobre a Península Ibérica, transportando na sua circulação uma massa de ar frio”.

Após segunda-feira, “com baixa probabilidade de ocorrência de precipitação, a partir da tarde de dia 23 prevê-se a ocorrência de períodos de chuva ou aguaceiros, em especial na vertente norte e nas terras altas da ilha da Madeira”, adianta o instituto.

“O vento será de norte/noroeste, soprando por vezes forte nas terras altas e nos extremos leste e oeste da ilha da Madeira a partir da tarde de dia 23”, mas o IPMA nota que “a temperatura não deverá sofrer alterações significativas, apresentando valores de temperatura máxima entre 19º e 21°C, variando entre 7º e 9°C nas terras altas”.

A temperatura mínima “deverá variar entre 14º e 16°C, sendo entre 3º e 5°C nas terras altas”, acrescenta.

“Na costa norte, as ondas serão de noroeste com quatro a cinco metros de altura significativa, diminuindo gradualmente para dois a três metros” a partir de terça-feira, e “na costa sul, as ondas serão de oeste/sudoeste com um a dois metros”, lê-se na nota.

Continuar a ler
Home
Estado do tempo vai agravar-se: estes serão os distritos mais afetados (e as horas mais difíceis)
Andávamos a usar mal as luzes do carro até agora. De certeza que estás a fazer bem?
Abrigo para incêndios vai nascer em aldeia portuguesa. E vai ser pago por Jorge Mendes