Sustentabilidade

Portugal vai produzir o MDF do futuro – e é mais amigo do planeta

Sonae Arauco lança nova geração de MDF mais sustentável
Texto
É como um veículo elétrico, mas não necessita de ser carregado: conheça o Carro Híbrido do Ano

A Sonae Arauco apresentou, em Itália, uma nova solução que promete marcar o futuro da indústria da madeira. Chama-se BioReFiber X e é um painel de MDF inovador, que combina fibras recicladas de madeira com uma resina de origem não fóssil.

Esta combinação permite reduzir as emissões de CO₂ até 25%, dando um passo importante no caminho para uma produção mais sustentável e alinhada com os princípios da economia circular.

O novo produto foi revelado na SICAM, uma das feiras internacionais mais relevantes para o setor do mobiliário, que decorre entre 14 e 17 de outubro em Pordenone, Itália. O BioReFiber X será produzido em Portugal, na unidade da Sonae Arauco em Mangualde, e deverá chegar ao mercado no segundo trimestre de 2026.

“O desenvolvimento deste novo produto representa o equilíbrio entre a inovação e a sustentabilidade, que são prioridades para a Sonae Arauco”, explica Adelaide Alves, Group R&D and Product Develop Director da empresa.

“Acreditamos que o futuro da indústria passa por criar soluções de elevada qualidade e que respondem às necessidades dos clientes, mas que também respeitam os princípios da economia circular e os limites do planeta. O BioReFiber X cumpre todos estes requisitos, ao juntar no mesmo produto fibras de madeira reciclada com um sistema adesivo que minimiza a utilização de matérias-primas de origem fóssil.”

Esta inovação reforça a estratégia de crescimento sustentável da Sonae Arauco, que aposta num aprovisionamento de madeira 100% responsável e numa economia circular sólida. A empresa tem vindo a aumentar a percentagem de madeira reciclada nos seus produtos — algumas gamas de aglomerados de partículas já incluem mais de 70% de material reciclado — e mantém o objetivo de atingir a neutralidade climática até 2040 (nos âmbitos 1 e 2).

Mas as novidades não ficam por aqui. A Sonae Arauco aproveitou a SICAM para apresentar também novos desenvolvimentos da coleção Innovus, incluindo a textura exclusiva “Grace” e quatro novos decorativos de madeira.

Sob o lema “Design que respira. Madeira que sussurra histórias”, a marca aposta numa combinação entre textura e design decorativo, criando um produto premium que alia elegância, sustentabilidade e inovação.

Os visitantes da feira podem ainda explorar a nova coleção “Innovus – Matching our nature – New 2025”, bem como destaques da Innovus Artwork Collection, que oferece a arquitetos, designers e criadores novas formas de unir design e consciência ambiental em espaços e móveis mais sustentáveis.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vai haver cortes de luz no domingo em várias zonas do país: eis os locais e os horários
Previsão de chuva forte deixa estes 7 distritos sob aviso. Estas são as horas de maior cuidado
Adeus à ansiedade de autonomia: o novo BYD pode fazer mais de 1000 km sem parar