Energia

Lucros da Galp subiram cerca de 500% entre janeiro e março de 2022

Empresa anuncia 155 milhões de euros de lucros no primeiro trimestre deste ano
Texto
Galp (sede)
Galp (sede)

Os consumidores nacionais nunca viram preços dos combustíveis tão elevados e nada parece travar essa escalada. O que também escalou foram os lucros da Galp que subiram seis vezes mais do que o valor registado no mesmo período do ano passado.

A Galp Energia apresentou um resultado liquido de 155 milhões de euros no primeiro trimestre de 2022, cerca de seis vezes superior a 2021 (26 milhões de euros) e representando quase 500% de aumento face ao mesmo período homólogo (aproximadamente 496% de subida).

Os números enviados ontem (dia 03 de maio) em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), revelam que os lucros apurados antes da aplicação de juros, impostos, depreciação e amortização (EBITDA) da petrolífera subiram 74% para 869 milhões de euros, “impulsionado pelo forte desempenho no upstream (exploração e produção) e desempenho da refinação".

Na área comercial, onde se incluem lucros do negócio de venda nos postos de combustível a empresa registou, no primeiro trimestre de 2022, um EBITDA de 56 milhões de euros, representando, de acordo com a informação prestada, um valor 19% inferior na variação anual.

A empresa terminou o primeiro trimestre deste ano com uma dívida líquida de 2,392 mil milhões de euros, face a 1,552 mil milhões do mesmo período de 2021.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias
BYD Seal vence prémios “Carro do Ano 2024” e “Elétrico do Ano”