Mobilidade

Vê como podes utilizar gratuitamente as bicicletas GIRA em Lisboa

Os residentes em Lisboa podem finalmente usufruir gratuitamente das bicicletas GIRA, mas só com passe Navegante
Texto
Bicicletas GIRA (foto: AWAY/Direitos Reservados)
Bicicletas GIRA (foto: AWAY/Direitos Reservados)

Uma medida prometida e há muito esperada entrou hoje em vigor: os residentes em Lisboa, portadores do passe de transportes Navegante, já podem utilizar a rede partilhada de bicicletas GIRA de forma totalmente gratuita.

A bicicleta, tradicional ou elétrica, é, atualmente, um dos meios preferenciais de deslocação nas principais cidades europeias, quando se fala de cumprir aquele “último quilómetro” de deslocação ou mesmo em lazer. E, por isso, esta é uma excelente notícia para a micromobilidade urbana que já se aguardava desde o ano passado.

Com o caos no metro (obras em Santos e condicionamentos linhas Amarela e Verde) e transportes cheios esta é uma notícia que acima de tudo te poderá ajudar nas deslocações diárias ou naquele dia em que um transporte público te falhou. Como fazer? Tens que cumprir apenas alguns critérios. Vê abaixo!

bicicletas GIRA - away
Estação de parqueamento e carregamento de bicicletas GIRA em Lisboa (foto: Arquivo AWAY)

Como podes circular grátis nas bicicletas GIRA em Lisboa?

Para poderes ter acesso ao serviço gratuito, disponibilizado pela EMEL, tens obrigatoriamente de ser residente em Lisboa, teres uma conta na app GIRA e ter cartão Navegante em teu nome com o passe mensal ativo.

De acordo com informações do operador EMEL, no caso dos jovens até aos 23 anos e dos maiores de 65 de idade (os que já tem passe gratuito dos transportes), esta associação pode ser feita automaticamente na aplicação para smartphone da GIRA, ou seja, basta associar o cartão Navegante à conta da GIRA.

Todos os outros residentes (com domicílio fiscal em Lisboa) com idades entre os 24 e os 64 anos podem pedir um passe gratuito num dos pontos de atendimento EMEL (Loja do Cidadão das Laranjeiras, Loja do Cidadão do Saldanha ou Loja CML do Campo Grande).

Agora deixas de ter desculpa para não pedalares em Lisboa!

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel