Atualidade

Avenida da Liberdade em obras durante 4 meses. Vê o que vai mudar

Estão prestes a começar as obras para voltar a ser possível subir e descer a Avenida da Liberdade pelas laterais
Texto
Avenida da Liberdade, Lisboa (foto: António PedroSantos/Lusa)
Avenida da Liberdade, Lisboa (foto: António PedroSantos/Lusa)

Em breve, vai voltar a ser possível subir e descer a Avenida da Liberdade, em Lisboa, utilizando as vias laterais. A empreitada para reposição dos antigos sentidos de trânsito nas laterais deverá arrancar em abril, estando agora em fase de contratualização.

Tal como acontecia há mais de dez anos, os condutores vão poder utilizar as vias laterais e não só as centrais para subir e descer uma das principais artérias de Lisboa. Será imposta a velocidade máxima de 30 km/h para que os ciclistas tenham uma opção segura para circular entre o Marquês de Pombal e os Restauradores.

Avenida da Liberdade, em Lisboa - AWAY
Laterais vão ter velocidade máxima de 30 km/h (foto: Pedro Gomes/Getty Images)

A obra, que foi delegada pela Câmara Municipal de Lisboa à Empresa de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa (EMEL), deverá durar quatro meses.

Em esclarecimento à Lusa, a EMEL salientou que a empreitada prevê intervenções ao nível dos semáforos, instalação de sensores de tráfego, entre outros elementos adicionais. Vão ser demolidas algumas ilhas dos cruzamentos para garantir continuidade das laterais.

Avenida da Liberdade, Lisboa - AWAY
Obras vão durar quatro meses (foto: Pedro Gomes/Getty Images)

O programa da obra prevê que os sentidos de trânsito sejam alterados faseadamente, de quarteirão em quarteirão, de forma a ter o menor impacto possível na circulação na zona.

Durante os quatro meses de obras, poderá ser necessário proceder a desvios de trânsito para trabalhos mais pesados. Não estão previstas supressões de lugares de estacionamento.

A proposta para a reposição dos sentidos nos corredores laterais da Avenida da Liberdade foi aprovada em outubro de 2020, e o primeiro concurso para a obra abriu em novembro de 2022. Por não haverem concorrentes, foi necessário abrir um segundo, em janeiro de 2023.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Hyundai apresenta primeiro camião a hidrogénio com condução autónoma
Segurança rodoviária: 9 peças de roupa a evitar quando se está ao volante
Projeto português cria vidro que produz eletricidade a partir da luz solar