Mobilidade

Há um novo túnel gigante na Europa para andar a pé e de bicicleta

Um dos maiores túneis do mundo para caminhar e pedalar vai ser inaugurado na Noruega
Texto

Um dos maiores túneis para percorrer a pé e de bicicleta está prestes a ser inaugurado na Noruega. O túnel Fyllingsdal tem 2,9 km e atravessa uma montanha que liga duas zonas residenciais na cidade de Bergen. Percorre-se em 10 minutos a pedalar e em 30 a 45 minutos a caminhar.

Inicialmente, o túnel não ia estar aberto ao público. Construído ao lado de uma nova linha ferroviária inaugurada em novembro de 2022, serviria apenas como uma rota de fuga para os passageiros dos comboios caso fosse necessário.

Túnel na Noruega - AWAY
Esboço de como vai ficar o túnel (foto: Light Bureau)

Mas antes que fosse reduzido apenas a este fim, alguém deu a ideia de fazer com que a ligação servisse também para quem gosta de pedalar ou caminhar. Assim, o túnel Fyllingsdal foi repensado para ter uma ciclovia e uma zona pedonal, passando a ser um local para se fazer exercício físico.

Continua a ser uma forma de escape caso haja algum problema nos comboios que circulam na linha paralela.

Um dos principais objetivos da criação deste túnel é incentivar as pessoas a deixarem os carros em casa ao diminuir consideravelmente o tempo de viagem. Se antes ir do bairro de Fyllingsdalen ao centro de Bergen era uma viagem de 40 minutos de bicicleta, com a nova construção, passa a ser de 25 minutos.

Túnel na Noruega - AWAY
Murais artísticos no interior do túnel (foto: Ronny Turøy/Bybanen Utbygging)

O design não foi esquecido e o túnel tem as suas paredes cobertas de murais artísticos e há zonas com instalações de arte. Porque nem toda a gente tem de percorrer todo o espaço de uma só vez, foram criadas áreas de descanso para quem quiser recuperar o fôlego por um minuto.

A segurança foi um ponto importante no desenvolvimento do projeto. Por isso, o espaço estará aberto entre as 05h30 e as 23h30. Toda a extensão tem câmaras de segurança e há telefones de emergência de 250 em 250 metros.

O túnel Fyllingsdalen vai ser inaugurado a 15 de abril com uma corrida. No dia 16, é a vez de as bicicletas irem testar o piso.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente