Um dos maiores túneis para percorrer a pé e de bicicleta está prestes a ser inaugurado na Noruega. O túnel Fyllingsdal tem 2,9 km e atravessa uma montanha que liga duas zonas residenciais na cidade de Bergen. Percorre-se em 10 minutos a pedalar e em 30 a 45 minutos a caminhar.
Inicialmente, o túnel não ia estar aberto ao público. Construído ao lado de uma nova linha ferroviária inaugurada em novembro de 2022, serviria apenas como uma rota de fuga para os passageiros dos comboios caso fosse necessário.
Mas antes que fosse reduzido apenas a este fim, alguém deu a ideia de fazer com que a ligação servisse também para quem gosta de pedalar ou caminhar. Assim, o túnel Fyllingsdal foi repensado para ter uma ciclovia e uma zona pedonal, passando a ser um local para se fazer exercício físico.
Continua a ser uma forma de escape caso haja algum problema nos comboios que circulam na linha paralela.
Megaprojeto no Dubai inclui ciclovia indoor climatizada
Um dos principais objetivos da criação deste túnel é incentivar as pessoas a deixarem os carros em casa ao diminuir consideravelmente o tempo de viagem. Se antes ir do bairro de Fyllingsdalen ao centro de Bergen era uma viagem de 40 minutos de bicicleta, com a nova construção, passa a ser de 25 minutos.
O design não foi esquecido e o túnel tem as suas paredes cobertas de murais artísticos e há zonas com instalações de arte. Porque nem toda a gente tem de percorrer todo o espaço de uma só vez, foram criadas áreas de descanso para quem quiser recuperar o fôlego por um minuto.
Amesterdão tem agora parques de bicicletas debaixo de água
A segurança foi um ponto importante no desenvolvimento do projeto. Por isso, o espaço estará aberto entre as 05h30 e as 23h30. Toda a extensão tem câmaras de segurança e há telefones de emergência de 250 em 250 metros.
O túnel Fyllingsdalen vai ser inaugurado a 15 de abril com uma corrida. No dia 16, é a vez de as bicicletas irem testar o piso.