Energia

Aprovadas medidas para controlar subida dos preços energéticos

Parlamento aprovou proposta do Governo que prevê, entre outras medidas, a suspensão da taxa mínima do ISP
Texto
Combustíveis (Foto: AP/Lynne Sladky)
Combustíveis (Foto: AP/Lynne Sladky)

O parlamento aprovou hoje a proposta do Governo com medidas de contenção do aumento dos preços energéticos e agroalimentares. Entre as medidas aprovadas está a suspensão das taxas mínimas do imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP).

Entre outras medidas, a iniciativa do Governo prevê a suspensão dos limites mínimos das taxas mínimas do ISP, aplicáveis ao gasóleo e gasolina sem chumbo, determinando que esta possa ser fixada “até à taxa mínima de zero euros”.

O objetivo é refletir neste imposto um efeito equivalente ao que resultaria da descida do IVA sobre os combustíveis para a taxa de 13%.

A proposta agora aprovada e que ficará em vigor até 31 de dezembro de 2022, contempla ainda a isenção do IVA sobre fertilizantes e produtos de alimentação animal, “quando utilizados em atividades de produção agrícola”.

Além disto prevê ainda que seja publicado um relatório trimestral com informação referente à formação dos preços de venda ao público dos combustíveis pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano