Sustentabilidade

Google disponibiliza alerta de inundações em Portugal

Flood Hub da Google usa inteligência artificial para prever inundações em 80 países do mundo
Texto
Flood Hub da Google (foto: divulgação)
Flood Hub da Google (foto: divulgação)

Com as alterações climáticas, desastres naturais como inundações começam a ser fenómenos cada vez mais comuns. De forma a tentar diminuir o impacto, a Google desenvolveu a plataforma Flood Hub que faz a previsão de inundações. Este mês, passou a estar disponível em 60 novos países, entre eles Portugal.

A ferramenta utiliza Inteligência Artificial (IA) que através de diversas fontes de dados disponíveis publicamente, como dados meteorológicos e imagens de satélite, prevê se pode haver inundações, dando alertas. A Google está a trabalhar para expandir os alertas de previsão de inundações para a Pesquisa e para o Maps.

A tecnologia do Flood Hub utiliza dois modelos, o hidrológico, que prevê a quantidade de água que corre num rio, e o de inundações, que prevê quais as áreas que serão afetadas e qual o nível de água.

Inundações - AWAY
Inundações em Lisboa em 2022 (foto: João Relvas/Lusa)

A previsão de inundações da Google começou na Índia, em 2018, tendo sido depois ampliada para o Bangladesh. Graças aos avanços nos modelos globais de previsão de IA, foi possível expandir para 18 países em 2022 e agora para mais 60, estando assim a plataforma disponível em 80 países do mundo.

Além disso, para apoiar comunidades vulneráveis a inundações que possam não ter acesso a internet, a Google.org colabora com organizações como a Federação das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e a equipa de Economia de Inclusão da Universidade de Yale para criar redes de alerta com voluntário da comunidade. Assim, os avisos do Flood Hub chegam a mais pessoas.

A Google tem desenvolvido várias ferramentas para ajudar a navegar as alterações climáticas, tendo recentemente passado a fornecer informações sobre ondas de calor e a disponibilizar vídeos que mostram o impacto das alterações climáticas no mundo

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano