Atualidade

Bosch investe em inteligência artificial generativa nas fábricas

Todas as fábricas da Bosch vão ter a tecnologia
Texto
Inteligência artificial nas fábricas da Bosch (foto: divulgação)
Inteligência artificial nas fábricas da Bosch (foto: divulgação)

A Bosch está a apostar na inteligência artificial (IA) generativa e modelos básicos para facilitar os processos de produção nas suas fábricas. Os projetos iniciais estão em utilização em duas fábricas na Alemanha.

Com a introdução de IA generativa, a Bosch pretende melhorar a IA já presente em grande parte das suas fábricas. O objetivo é reduzir o tempo necessário para planear, lançar e acelerar aplicações de IA dos atuais seis a doze meses para apenas algumas semanas.

A IA pode ter um papel muito relevante, já que dependendo do tamanho das fábricas e do tipo de produção, permite obter ganhos de produtividade e poupanças de custo. Em comunicado, a Bosch explica que a inteligência artificial pode tornar o trabalho humano mais produtivo.

Fábricas Bosch - AWAY
Legenda

Nas duas fábricas piloto, a IA já está a mostrar resultados muito positivos. Em Hildesheim, por exemplo, a análise de dados baseada em IA ajudou a reduzir em 15% os tempos de ciclo durante o aumento da produção de novas linhas. Já é Estugarda-Feuerbach, novos algoritmos reduziram os processos de teste em 30 segundos.

A IA é apontada como uma ferramenta que tornará as fábricas mais eficientes, mais produtivas e mais ecológicas.

A Bosch tem feito uma forte aposta na inteligência artificial, sendo que o Fórum Económico Mundial destacou as fábricas da Bosch como faróis da Indústria 4.0. além disso, a fábrica da Bosch em Bursa foi elogiada pelo seu trabalho na área de IA.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Aproveita o calor de forma segura: 6 dicas para te protegeres do sol
Borras de café vão ser usadas para dar vida a solos lisboetas
Projeto português cria vidro que produz eletricidade a partir da luz solar