Atualidade

Gostas de rodas gigantes? Esta é elétrica e não tem aro central

Seul prepara-se para construir uma roda gigante futurística, sem estrutura central e elétrica
Texto

Está prestes a nascer em Seul, na Coreia do Sul, uma roda gigante que mais parece saída de um filme futurista. Sem estrutura central, é um verdadeiro anel gigante. Depois de mais de 100 anos a manter o mesmo design, reinventou-se a roda gigante.

Chama-se Anel de Seul e vai surgir no Parque Haneul. Com 180 metros de altura – o Governo Metropolitano de Seul garante que é a segunda maior do mundo – , a roda gigante vai garantir uma vista única sobre o rio Hangang, as montanhas Namsan e Bukhansan e o centro da cidade.

Anel de Seoul - AWAY
Anel de Seul vai ter 180 metros de altura (foto: Governo Metropolitano de Seul/Facebook)

Será elétrica e terá a forma de um anel gigante. Ou seja, não terá uma estrutura central. Pelas imagens, dá para perceber que a estrutura será estática e o que irá movimentar-se serão as carruagens onde as pessoas vão andar.

Pelo menos parte da energia usada para dar vida ao Anel de Seul, que irá transportar no máximo 11.790 pessoas por dia, será de origem renovável.

A escolha do lugar onde vai ficar o anel não foi de todo aleatória. Desde outubro de 2022 que procuravam o espaço mais representativos de Seul para construir a roda gigante. Depois de meses de análise, o parque foi então escolhido pelo seu simbolismo.

Anel de Seul - AWAY
Carruagens vão mover-se à volta do anel gigante (foto: Governo Metropolitano de Seul/Facebook)

Estando próximo da fronteira com a Coreia do Norte, o parque Haneul é considerado a porta para a capital sul coreana. Além disso, começou por ser um aterro, tendo ganhado uma nova vida e representando, assim, o trabalho de Seul para ser mais sustentável.

A construção da roda gigante vai ter por base tecnologias com pequena pegada ecológica de forma a garantir que o ambiente é respeitado. Deverá estar pronta em 2025 e será um novo ponto da capital da Coreia do Sul.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal