Sustentabilidade

Desgaste dos pneus é fonte de poluição e há uma empresa com uma solução

Empresa tecnológica inglesa está a desenvolver um dispositivo que capta os microplásticos libertados pelos pneus
Texto
The Tyre Collective
The Tyre Collective

Para quem tem um automóvel, é normal verificar com alguma regularidade o estado dos pneus para se perceber se é ou não necessário trocá-los. Já pensaste o que acontece ao desgaste dos pneus? Nós dizemos: acabam no meio ambiente em forma de microplásticos.

Foi a pensar nisso que surgiu a The Tyre Collective, uma empresa tecnológica criada por três antigos alunos do Imperial College London e do Royal College of Art, focada em diminuir os detritos provenientes da utilização dos pneus.

De acordo com a The Tyre Collective, o desgaste dos pneus é a segunda maior fonte de microplásticos no ambiente, e a transição para a mobilidade elétrica não acabará com este problema. Assim, a empresa surge com um objetivo: monitorizar e capturar o desgaste dos pneus, de forma a diminuir a pegada ambiental da mobilidade.

A empresa está a desenvolver um pequeno dispositivo que é instalado na roda e que captura os microplásticos libertados na utilização dos pneus.

Inspirada na experiência que se faz com as crianças de se criar eletricidade estática esfregando um balão numa camisola, a tecnologia da The Tyre Collective usa a electroestática e a circulação do ar para atrair as partículas dos pneus para um pequeno recipiente.

Os testes demonstram que o dispositivo é capaz de capturar 60% dos microplásticos criados com o desgaste dos pneus.

Depois, aquilo que poderia ser considerado lixo entra na economia circular. Segundo a empresa de origem britânica, estas partículas podem depois ser recicladas e utilizadas na produção de novos pneus, outros produtos de borracha, tintas e corantes.

Em abril, a tecnologia desenvolvida pela The Tyre Collective foi uma das vencedoras dos prémios Terra Carta Design Lab que premeia soluções viáveis para combater a crise climática desenvolvidas por antigos alunos do Royal College of Art.

(Fotos: The Tyre Collective)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias