Fantástico

Como transformar uma viagem de carro aborrecida numa aventura virtual

Startup holoride desenvolveu uma plataforma de realidade virtual que incorpora o movimento do veículo na experiência
Texto

E se, enquanto passageiro, a tua viagem de carro for toda uma nova experiência, muito além daquele habitáculo e da estrada em que circulas? A startup alemã holoride quer adicionar emoção à mobilidade através da realidade virtual e das experiências imersivas.

A visão da holoride é desenvolver a experiência do futuro dentro de um veículo para que o tempo que se está no trânsito não seja perdido e seja transformado numa verdadeira aventura.

Realidade virtual holoride - AWAY
Holoride quer tornar tempo no trânsito divertido para passageiros

Este projeto não é recente. Nasceu dentro da Audi, em 2015, mas acabou por saltar para fora da marca automóvel. Assim surgiu em 2018 a holoride, uma startup tecnológica que tem a participação minoritária do fabricante automóvel.

Na prática, o que é que está a ser criado pela holoride? A resposta é simples ainda que a tecnologia por trás esteja longe de o ser.

A startup criou uma plataforma de realidade virtual que conecta dados do veículo em tempo real ao conteúdo de media de forma a criar um ecossistema imersivo, que aproveita o movimento real e o contexto exterior para proporcionar uma experiência única.

É uma tecnologia que permite aos passageiros (não ao condutor) interagir com um mundo que é uma extensão da realidade dentro do veículo.

Para dar forma à tecnologia, é essencial utilizar óculos de realidade virtual, e a plataforma disponibiliza três modos de experiência.

Realidade virtual holoride - AWAY
Óculos de realidade virtual vão vida à experiência

Tem a experiência de navegação e stream, que permite ver filmes e séries num ecrã virtual gigante; a casual, onde se pode jogar jogos clássicos; e, por último, aquela que dá realmente forma à tecnologia inovadora da holoride e utiliza o movimento do automóvel, a de jogos imersivos.

Descobre no vídeo um dos jogos que está disponível na experiência imersiva (em inglês):

Para quem quer aderir ao mundo virtual dentro do carro, a holoride criou um pack especial que inclui os óculos de realidade virtual – uns HTC Vive Flow –, comando, a subscrição anual e o retrofit, um pequeno aparelho que capta o movimento do carro e transmite para o set de realidade virtual, disponível por 899 euros.

Para quem já tem os gadgets todos, a experiência está disponível por subscrição anual ou mensal.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos