Fantástico

Cabras robôs elétricas para transportar materiais? A Kawasaki acha que sim

Marca de motociclos aposta num robô desenhado à imagem de uma espécie de cabra
Texto
Robot Bex, da Kawasaki (Nicolas Datiche/Light Rocket via Getty Images)
Robot Bex, da Kawasaki (Nicolas Datiche/Light Rocket via Getty Images)

Há vários anos que os robôs são vistos como o futuro. Com tecnologia que possa vir a facilitar o nosso dia a dia, especialmente em ambiente laboral, as propostas que vão surgindo são variadas e muitas delas passam de facto a ser usadas.

A Kawasaki, marca japonesa de motociclos, também está a começar a dar cartas no mundo da robótica. E foi na Exibição Internacional de Robôs (iREX), em Tóquio, que apresentou pela primeira vez um robô, no mínimo, original.

O Bex é umr robô de quatro pernas – ou patas - e foi desenhado à imagem de uma espécie de cabra selvagem.

Foi desenvolvido no âmbito do programa Kaleido que tem estado a tentar desenvolver um robô humanoide, que se apoie apenas em duas pernas, desde 2015. A investigação não tem tido grandes resultados uma vez que as equipas de cientistas têm tido dificuldade em criar um robô que mantenha o equilíbrio em duas pernas. Assim surge o Bex, apoiado em quatro pernas.

O robô da Kawasaki pode-se movimentar de duas formas e a escolha vai depender do tipo de piso e da velocidade necessária para se chegar ao destino. O Bex caminha sobre as quatro patas, ainda que muito devagar, e também pode deslocar-se sobre as quatro rodas instaladas no equivalente aos joelhos. Neste caso, é necessário que o piso seja liso.

Sabe-se que foi criado com o objetivo de ser usado, por exemplo, no transporte de materiais nos mais diversos sítios e, por isso, consegue carregar até 100 kg. Para ser conduzido – porque, até onde se sabe, não é autónomo – tem um guiador com um ecrã digital.

Outro ponto interessante é que, apesar de ter sido apresentado na iREX como uma cabra, a parte superior deste é totalmente modular. Ou seja, o Bex tanto pode ser uma cabra, como outro qualquer animal, ou até não ser animal nenhum.

Não há data de lançamento ainda, mas estamos curiosos para ver o Bex em ação.

(Fotos: Captura do YouTube)

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias