Atualidade

Incêndio na fronteira de França com Espanha destrói 1000 hectares

Inverno seco contribuiu para deflagrar primeiro incêndio do ano na fronteira de França com Espanha
Texto
Incêndio na fronteira de França com Espanha (foto: Raymond Roig/AFP/Getty Images)
Incêndio na fronteira de França com Espanha (foto: Raymond Roig/AFP/Getty Images)

Um incêndio florestal este fim de semana na fronteira de França com Espanha destruiu 1000 hectares de área verde. As chamas, que já foram controladas, parecem ter crescido em parte devido à falta de humidade no solo provocada por um inverno particularmente seco.

Os fogos deflagraram no domingo à tarde, em França, e os ventos fortes dificultaram o combate às chamas. Acabaram por atravessar a fronteira e chegaram a solo espanhol no mesmo dia. Hoje já estavam controlados, com apenas um pequeno foco ainda ativo.

Bombeiros - AWAY
Bombeiros a controlar as chamas (foto: Raymond Roig/AFP/Getty Images)

As autoridades estão já a mostrar-se preocupadas com a possibilidade de voltarmos a ter um verão tão catastrófico em 2023 como foi em 2022, com muitos incêndios a deflagrar um pouco por toda a Europa.

Em 2022, arderam 785 mil hectares de área verde um pouco por toda a Europa devido às temperaturas altas e à seca extrema que se fez sentir. Foi mais do dobro da media anual dos últimos 16 anos, de acordo com as estatísticas da Comissão Europeia, citadas pela Reuters.

França e Espanha continuaram a ter incêndios durante o inverno devido aos baixos níveis de precipitação. Alguns distritos do sul de França já começaram a introduzir restrições à água para tentar evitar uma seca este verão pior do que a de 2022.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal