Sustentabilidade

Sonae Sierra com práticas ESG reconhecidas internacionalmente

Sierra com passo significativo para efetivar a neutralidade carbónica da empresa até 2040
Texto
Sonae Sierra (foto: divulgação)
Sonae Sierra (foto: divulgação)

Após definir um conjunto de medidas para impulsionar o objetivo de atingir a neutralidade carbónica até 2040 a Sonae Sierra viu reforçadas as práticas ESG com reconhecimento internacional de referência.

As metas de curto-prazo, relacionadas com a redução das emissões de gases com efeito de estufa (GEE) aprovadas pelo Science Based Targets Initiative (SBTi) e o reconhecimento pela GRESB com o nível Green Star (5 estrelas), são um passo significativo para a Sierra atingir as diversas metas de redução de emissões que se propôs até 2030 e efetivar a neutralidade carbónica da empresa até 2040.

A Science Based Targets initiative (SBTi) é uma iniciativa global que permite às empresas estabelecerem metas ambiciosas de redução de emissões em linha com a mais recente ciência climática, distinguindo as empresas cujos compromissos estão alinhados com as recomendações das Nações Unidas e da Agência Internacional de Energia.

sonae sierra - away
Sonae Sierra (foto: divulgação)

Metas de curto-prazo aprovadas pela SBTi

  • Reduzir as emissões de GEE de scope 1 e 2 em 73% por metro quadrado, até 2030, a partir de um ano base de 2019.
  • Reduzir as emissões de GEE de scope 3 de bens e serviços adquiridos em 55% por metro quadrado desenvolvido, até 2030, a partir de um ano base de 2019.
  • Reduzir todas as outras emissões absolutas de GEE de scope 3 em 46,2% até 2030, em relação ao ano base de 2019.

A aprovação das metas a curto-prazo pelo SBTi significa um importante passo em direção ao objetivo da Sierra de atingir a neutralidade carbónica em 2040.

sonae sierra - away
Sonae Sierra (foto: divulgação)

Por outro lado e pelo 14º ano consecutivo, a Sonae Sierra foi reconhecida pela GRESB Real Estate Assessment como Green Star, alcançando assim a classificação máxima possível de 5 estrelas para os fundos Sierra Prime e Iberia Coop em 2022. O veículo Sierra Prime continua a ocupar o segundo lugar na categoria core de centros comerciais do Sul da Europa e o Iberia Coop ocupa neste momento o terceiro lugar na mesma categoria a nível europeu.

Os ativos do Sierra Prime ficaram 20% acima da média do GRESB e superaram os seus pares em 5%, enquanto o desempenho dos ativos do Iberia Coop foi 19% melhor do que a média do GRESB e 3% acima dos seus pares.

Anualmente, o GRESB avalia e compara o desempenho ambiental, social e de governação (ESG) dos ativos reais em todo o mundo e monitoriza os progressos do setor em relação aos objetivos globais de sustentabilidade. As avaliações do GRESB são orientadas pelo que os investidores e a indústria consideram ser as questões materiais no desempenho da sustentabilidade dos investimentos em ativos reais e estão alinhadas com os quadros internacionais de informação, como o GRI e o PRI.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Já conduzimos o novo BYD Seal. Será o maior rival do Tesla 3?
Radares da PSP. Vê onde vão estar na semana de 4 a 10 de dezembro
Preço dos combustíveis na próxima semana de 4 a 10 de dezembro