Mobilidade

Hipermoto a hidrogénio criada com software 3D aposta num futuro sem CO2

Três designers desenvolveram conceito de motociclo a hidrogénio em que o mais importante era a versatilidade
Texto

A necessidade de se deixar de utilizar combustíveis fósseis tem conduzido à busca por fontes energéticas alternativas para a mobilidade. As opções elétricas são cada vez mais parte do dia a dia, mas também o hidrogénio tem surgido como uma possível solução. E assim são anunciados um sem fim de veículos com este combustível. Já vimos camiões, comboios e automóveis a hidrogénio e agora um motociclo.

Chama-se Hydra e é um conceito de moto a hidrogénio que ganhou forma graças a três designers, Anton Guzhov, Anton Brousseau e André Taylforth, que queriam estudar a hipótese de usar o bem mais abundante na terra, água, num motociclo.

Hydra (imagem: André Taylforth)

Esta criação, que por enquanto não passa de um conceito criado em software 3D, foi pensada de dentro para fora. Tudo começou com uma questão: como é que seria um motor a hidrogénio para um motociclo moderno e como é que iria afetar o design?

Os primeiros elementos a serem criados foram os componentes internos e o motor. Depois foi nascendo a Hydra tendo como linha condutora a versatilidade para que se pudesse facilmente adaptar o veículo à cidade ou à montanha.

A Hydra é uma moto que dificilmente passaria despercebida na estrada. As linhas futuristas e o aspeto robusto tornam-na imponente. Em termos de elementos, facilmente se distingue o motor, instalado debaixo do assento, e a frente desenhada para ter as células de hidrogénio.

Por ser um conceito, não foram divulgadas quaisquer especificações sobre a Hydra. Mas, quem sabe, as imagens 3D não saltam do mundo virtual e chegam às estradas num futuro próximo?

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal