Mobilidade

Carro a hidrogénio mais eficiente do mundo quer superar 2 mil km

Recorde de eficiência para carro a hidrogénio será posto à prova em junho de 2023
Texto

Um grupo de estudantes da Universidade de Tecnologia de Delft, nos Países Baixos, revelou no início de maio de 2023 aquele que poderá muito em breve ser reconhecido como o carro a hidrogénio mais eficiente do mundo.

O veículo Eco-Runner XIII (ERXIII) foi apresentado pela Team Delft como tendo a capacidade de percorrer mais de 2 mil quilómetros com apenas 1 Kg de hidrogénio. Ou seja, deverá ser capaz de percorrer, por exemplo, a distância entre Porto (Portugal) e Amesterdão (Países Baixos) sem necessitar de qualquer reabastecimento.

hidrogenio - away
Eco-Runner XIII a hidrogénio (foto: Youtube/Eco-Runner)

O ERXIII é um pequeno veículo com carroçaria em fibra de carbono que pesa apenas 80 Kg e possui uma aerodinâmica aperfeiçoada que lhe permite alcançar uma velocidade máxima de 45 km/h.

Para a sua locomoção conta com um gerador elétrico e utiliza hidrogénio como fonte de energia.

Para assegurar a meta a que se propõe e inscrever o nome da Team Delft no Guinness Book of Records, o ERXIII irá participar no mês de junho de 2023 na Eco-Maratona Shell em França e competir com carros de equipas de todo o mundo.

O objetivo passa assim por superar o atual recorde de 2056 km em apenas três dias, com apenas 1 Kg de hidrogénio no depósito.

Team Delft - away
Eco-Runner Team Delft (foto: Susanne Zaal/Divulgação)

Apesar deste ser um projeto universitário e do Eco-Runner III estar concebido para a Eco-Maratona, que é uma prova realizada em circuito fechado, a Team Delft assegura que a ideia é provar as capacidades deste tipo de soluções e permitir às pessoas um acesso cada vez melhor a tecnologias de transporte eficiente e sustentável.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias
BYD Seal vence prémios “Carro do Ano 2024” e “Elétrico do Ano”