Há uma pequena vila itinerante que viaja pelo mundo a alertar as pessoas para a importância da transição energética e para um futuro com hidrogénio e energias renováveis. O projeto da Energy Observer está agora no alto das montanhas francesas cobertas de neve a apresentar uma exposição que fala sobre a importância de estarmos “no topo das energias positivas”.
A Energy Observer é uma organização que através de exposições e inovação, mostra como é possível criar um futuro energético mais positivo. Por isso, criou esta vila de entrada gratuita que tem um papel informativo e que já esteve em vários sítios, como Paris e Singapura, até chegar ao resort Avoriaz, conhecido por procurar ter uma pequena pegada ecológica.
Composta por três cúpulas, a vila itinerante aborda vários temas. O hidrogénio é um dos principais, não fosse ele uma das novas fontes de energia apontadas como uma solução amiga do ambiente. Além das exposições sobre este combustível, estão também expostas algumas soluções em que o hidrogénio ganha destaque, como um gerador ou uma estação de carregamento.
Lê aqui: Maior avião a hidrogénio do mundo fez primeiro voo com sucesso
Mas nesta vila também se abordam os desafios da transição energética ou papel das iniciativas locais para guiar a mudança para soluções baixas em carbono e mostram-se opções elétricas de mobilidade, como as MoonBikes, motas de neve elétricas.
As empresas também estão a marcar presença na vila da Energy Observer, entre elas a Toyota Motor que levou o Mirai, o seu veículo a hidrogénio, assim como o bus H2. City Gold, o autocarro também a hidrogénio criado em parceria com a CaetanoBus para apresentá-lo aos visitantes.
Quem estiver interessado em conhecer a vila e aprender um pouco mais sobre a transição energética e o hidrogénio poderá visitar a instalação no resort Avoriaz até 24 de fevereiro. A entrada é gratuita.