Energia

Vão nascer 100 novas estações de hidrogénio para veículos pesados

Air Liquide e Total Energies unem esforços para desenvolver uma rede de carregamento de hidrogénio para veículos pesados
Texto
Estação abastecimento de hidrogénio (foto: AirLiquide)
Estação abastecimento de hidrogénio (foto: AirLiquide)

Os dois gigantes franceses do setor petroquímico e de energia, Air Liquide e Total Energies, vão criar já em 2023 uma joint-venture para desenvolver uma rede europeia de postos de carregamento de hidrogénio para veículos pesados e de mercadorias.

A parceria pretende fortalecer a aposta nas energias renováveis e tem como objetivo criar 100 postos de carregamento de hidrogénio junto a importantes vias rodoviárias, na França, Bélgica, Luxemburgo e Alemanha, durante os próximos anos.

hidrogénio - Away
Posto de abastecimento de hidrogénio da Total Energies (foto: Groningen Airport/DR)

O acordo agora celebrado pretende reforçar o compromisso das empresas na descarbonização do transporte de mercadorias na Europa, mas poderá de igual forma ser um motor importante de desenvolvimento para todo o transporte sustentável na Europa, nomeadamente no que respeita, por exemplo, a autocarros.

Posto abastecimento hidrogénio - AWAY
Posto de abastecimento de veículos pesados (foto: AirLiquide/DR)

A Total Energies irá contribuir com a experiência na gestão, operação e distribuição de combustíveis. Já a Air Liquide terá como mais valia a sua experiência na tecnologia e na produção de hidrogénio.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente