Energia

Rede de gás em Portugal poderá ser adaptada para hidrogénio

Consórcio em que entra REN vai colaborar para poder transformar rede de gás em rede de hidrogénio
Texto
REN em consórcio europeu de hidrogénio verde (foto: REN)
REN em consórcio europeu de hidrogénio verde (foto: REN)

Nasceu um novo consórcio relacionado com o hidrogénio verde na Europa. O acordo entre a REN - Redes Energéticas Nacionais e outros três operadores de transporte (ORT) de gás de Espanha e França surge com o objetivo de transformar a rede de gás numa rede de hidrogénio.

A iniciativa batizada Green2TSO junta a REN à espanhola Enagás e às francesas GRTgaz e Teréga e vair criar projetos-piloto, testes tecnológicos e outras ações relacionadas com o transporte de hidrogénio. Este projeto enquadra-se no objetivo comum de descarbonizar a União Europeia utilizando, para tal, energias renováveis e limpas.

Rede de gás - AWAY
Rede de gás vai ser transformada para hidrogénio (foto: Jean-François Badias/AP)

Juntas, as quatro ORT vão trabalhar para que as infraestruturas já existentes possam ser adaptadas para serem usadas com hidrogénio, uma energia eficiente, segura e limpa, especialmente quando é verde, ou seja, produzida a partir de fontes renováveis.

As entidades vão trabalhar para que se possa implementar uma rede de hidrogénio que seja não só segura, como também flexível e rentável.

A prioridade do consórcio serão tecnologias que permitam o desenvolvimento de sistemas de deteção e medição de hidrogénio, compressão e armazenamento acima do solo de hidrogénio e alternativas para revestimento e limpeza de condutas, explica a REN em comunicado.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias