Nasceu um novo consórcio relacionado com o hidrogénio verde na Europa. O acordo entre a REN - Redes Energéticas Nacionais e outros três operadores de transporte (ORT) de gás de Espanha e França surge com o objetivo de transformar a rede de gás numa rede de hidrogénio.
A iniciativa batizada Green2TSO junta a REN à espanhola Enagás e às francesas GRTgaz e Teréga e vair criar projetos-piloto, testes tecnológicos e outras ações relacionadas com o transporte de hidrogénio. Este projeto enquadra-se no objetivo comum de descarbonizar a União Europeia utilizando, para tal, energias renováveis e limpas.
Juntas, as quatro ORT vão trabalhar para que as infraestruturas já existentes possam ser adaptadas para serem usadas com hidrogénio, uma energia eficiente, segura e limpa, especialmente quando é verde, ou seja, produzida a partir de fontes renováveis.
Alemanha une-se a Portugal, Espanha e França nas ligações de hidrogénio
As entidades vão trabalhar para que se possa implementar uma rede de hidrogénio que seja não só segura, como também flexível e rentável.
A prioridade do consórcio serão tecnologias que permitam o desenvolvimento de sistemas de deteção e medição de hidrogénio, compressão e armazenamento acima do solo de hidrogénio e alternativas para revestimento e limpeza de condutas, explica a REN em comunicado.