Energia

Projeto de economia circular vai produzir 20 mil toneladas de hidrogénio

Air Liquide e TotalEnergies vão avançar com unidade de produção de hidrogénio baixo em carbono a partir de restos de biogás
Texto
Produção de hidrogénio com biogás (Foto: TotalEnergies)
Produção de hidrogénio com biogás (Foto: TotalEnergies)

A Air Liquide, multinacional francesa com forte presença em Portugal, juntou-se à TotalEnergies para produzir hidrogénio baixo em carbono a partir de restos de biogás.

Com um investimento de 130 milhões de euros, a Air Liquide irá construir uma unidade de produção de hidrogénio na biorefinaria da TotalEnergies em Grandpuits. A ideia será produzir hidrogénio usando parte de biogás residual produzido na instalação, em vez de usar apenas gás natural.

A capacidade de produção anual desta nova unidade da Air Liquide será de 20 mil toneladas de hidrogénio.

O hidrogénio produzido em Grandpuits será depois usado pela TotalEnergies na produção de combustível sustentável para a aviação, assim como para apoiar a mobilidade sustentável na região de Ile-de-France.

Produção de hidrogénio - AWAY
Infografia a mostrar como vai funcionar a produção de hidrogénio (imagem: TotalEnergies)

Além da produção de hidrogénio, a unidade terá um sistema de captura de carbono, o Cryocap, que irá fazer o sequestro de 110 mil toneladas de CO2 por ano. Este poderá depois ser reutilizado para aplicações industriais e agroalimentares.

Este projeto tem a particularidade de funcionar quase num ciclo fechado, ajudando a evitar desperdícios de biogás, enquanto ajuda as duas companhias a evitar emissões de CO2. Além disso, é um passo importante para ajudar a descarbonizar a produção de hidrogénio na Europa.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente