Energia

Portugal lança primeiro leilão de hidrogénio canalizado na Europa

Projetos de hidrogénio poderão ter forte impulso nos próximos anos
Texto
Hidrogénio - foto ilustrativa (fotomontagem)
Hidrogénio - foto ilustrativa (fotomontagem)

Portugal prepara-se para avançar com um leilão pioneiro em toda a Europa pelos direitos de venda de hidrogénio para injeção na rede nacional de gás, no que deverá representar um forte impulso ao desenvolvimento da tecnologia de hidrogénio em solo nacional.

O leilão deverá ser lançado no segundo semestre deste ano e será um importante passo para a democratização do hidrogénio como solução energética, mas também como acelerador de projetos energéticos de energia limpa.

De acordo com a Reuters a Galp Energia prepara-se assim para contratar aos produtores o hidrogénio misturado com gás natural e revendê-lo para fazer face à procura.

caetano bus - away
O hidrogénio tem sido mais falado para os transportes (foto: CaetanoBus)

A vantagem desta solução é que permite acelerar os projetos de produção uma vez que garante uma rede de abastecimento e compradores do hidrogénio.

A solução portuguesa, de misturar hidrogénio na rede de gás existente poderá ajudar na procura e acelerar o mercado.

floene - away
Floene - distribuidor de gás e hidrogénio (foto: divulgação)

Os leilões de hidrogénio em outros países, como na Alemanha têm tido como alvo a indústria pesada. A Alemanha está a planear um "leilão duplo" no qual o hidrogénio ou seus derivados são comprados a baixo custo no mercado mundial e vendidos pelo maior valor no mercado europeu.

A maior distribuidora de gás de Portugal, a Floene, está desde outubro a testar se os gasodutos de polietileno também podem transportar hidrogénio, fornecendo a 80 clientes industriais e residenciais no Seixal, perto de Lisboa, gás misturado com 2% de hidrogênio, pretendo incrementar esse volume para os 20 por cento muito em breve.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos