Energia

Latas de alumínio podem assegurar hidrogénio verde low-cost

A produção de hidrogénio sustentável é um desafio que várias empresas tentam superar
Texto
Latas de alumínio (foto: Freepik/DR)
Latas de alumínio (foto: Freepik/DR)

Hidrogénio verde ou livre de emissões de carbono é um produto que atualmente não é barato de produzir e tem algumas exigências em termos de transporte e armazenamento. A solução pode estar na extração do hidrogénio através da reciclagem do alumínio.

A Found Energy uma startup de Boston, nos EUA, avançou recentemente com uma solução através de um processo de reconversão de resíduos de alumínio, provenientes de sucatas, em hidrogénio verde e asseguram que a fórmula desenvolvida poderá proporcionar um produto com produção low-cost.

latas - away
Latas de alumínio (foto: Congy Yuan/Unsplash)

Hidrogénio verde a partir de latas?

A ideia veio de um ex-cientista da NASA, Peter Godart, que estudou formas de poder utilizar "restos" de alumínio e derivados em energia para propulsores espaciais. Daí até à produção de hidrogénio parece ter sido um pequeno passo.

A Found Energy (fundada por Godart) anunciou que conseguiu produzir com sucesso cerca de 20 kW de energia de forma contínua, baseada em hidrogénio, recorrendo a um pequeno reator experimental alimentado com apenas 1 Kg de resíduos de alumínio de baixa qualidade (o exemplo é dado pela folha de alumínio de algumas latas de conserva ou bebida).

latas alumínio - away
Latas de alumínio (foto: Tyler Nix/Unsplash)

No processo que a empresa desenvolveu, há uma libertação de partículas de hidrogénio (numa reação onde o elemento utilizado para permitir essa separação é essencialmente água), que podem ser queimadas para produção de energia ou armazenadas em células de combustível.

Como neste processo se utiliza apenas água e materiais que eram desperdício assegura-se uma produção verde de energia renovável.

De acordo com informações publicadas pela Found Energy o próximo passo será produzir um modelo de grandes dimensões capaz de gerar quantidades comercializáveis de hidrogénio verde.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias