Energia

Eni abre primeira estação de reabastecimento público de hidrogénio, em Itália

Mobilidade sustentável numa cidade onde o mar ocupa mais espaço do que as estradas e a proteção do ambiente é prioridade
Estação ENI de reabastecimento de hidrogénio (Foto: Divulgação)
Estação ENI de reabastecimento de hidrogénio (Foto: Divulgação)

É anunciada como a primeira estação de mobilidade rodoviária que combina carregamento elétrico, abastecimento de combustível tradicional e abastecimento de hidrogénio, no mesmo espaço. Fica em Mestre, Veneza (Itália), já está aberta ao público e será operada pela maior empresa italiana energética, a Eni.

Este verdadeiro posto de mobilidade integrada, está equipado com dois pontos de entrega com uma capacidade de mais de 100 kg/dia, que podem reabastecer veículos e autocarros a hidrogénio em apenas cinco minutos.

Para além disto a estação conta com dois pontos de carregamento elétrico em modos rápido e ultrarrápido, bem como com postos de abastecimento de combustíveis tradicionais.

No momento da inauguração que contou com Giuseppe Ricci, Diretor de Operações da Eni Energy Solutions, Luigi Ksawery, CEO da Toyota Italia e Luigi Brugnaro, Presidente da Câmara de Veneza, foi ainda anunciado que, dando seguimento a um acordo tripartido assinado em 2019, a marca japonesa irá fornecer, pelo menos, dez Toyota Mirai, veículos fuel cell.

Estes veículos japoneses que recorrem exclusivamente a hidrogénio serão distribuídos pelo município local e colocados ao serviço da frota de mobilidade partilhada Kinto na cidade de Veneza.

Continuar a ler
Home
Combustíveis: gasóleo vai finalmente descer na próxima segunda-feira
Supervan desportiva de entregas rápidas com 1.470 kW
Carros elétricos usados. Uma boa opção? O que ter em conta?