Energia

Amazon vai usar hidrogénio verde a partir de 2025

Plug Power foi a empresa escolhida para fornecer perto de 10 mil toneladas de hidrogénio líquido, por ano, à Amazon
Texto
Amazon vai usar hidrogénio verde (Foto: Plug Power)
Amazon vai usar hidrogénio verde (Foto: Plug Power)

A Amazon assinou um acordo para abastecimento de hidrogénio verde a partir de 2025. Será a Plug Power, uma empresa americana, a fornecer hidrogénio líquido produzido com recurso a fontes renováveis para que este seja usado nas operações da gigante americana, ajudando a Amazon a dar mais um passo para atingir a neutralidade carbónica até 2040.

Está previsto o fornecimento de perto de 10 mil toneladas por ano de hidrogénio líquido verde que começará a ser entregue a partir de 1 de janeiro de 2025. O novo combustível mais sustentável irá substituir o hidrogénio cinzento (produzido com recurso a gás natural e sem sequestro de carbono), gasóleo e outros combustíveis fósseis.

De acordo com a Amazon, a quantidade de hidrogénio que será fornecida é suficiente para alimentar cerca de 30 mil empilhadoras ou 800 camiões.

Esta não é a primeira vez que as duas empresas trabalham juntas. Desde 2016 que a Plug Power tem ajudado a Amazon a substituir baterias por tecnologia fuel-cell em cerca de 15 mil empilhadoras nos centros de distribuição.

Para conseguir cumprir o acordo com a Amazon, assim como com outros clientes, a Plug Power quer produzir cerca de 64 toneladas de hidrogénio verde por dia até final de 2022. Até 2025, espera ser capaz de produzir 450 toneladas por dia, nos Estados Unidos.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal