Mobilidade

Caos total em julho com greves na CP, Rodoviária, Transtejo e Soflusa

Prepara-te para um mês inteiro onde o mais difícil é acertar num transporte que nesse dia não esteja em greve
Texto
Greves nos transportes em julho
Greves nos transportes em julho

Promete ser uma sexta-feira bastante complicada, este dia 1 de julho de 2022. Os trabalhadores da Rodoviária de Lisboa estão em greve (a 14.ª paragem do ano) durante 24 horas, numa paralisação que teve início às 3 horas da manhã.

E, para o resto do mês de julho, não há notícias animadoras para quem desejar optar pelos transportes públicos, em especial na zona da grande Lisboa.

Já esta semana, a CP – Comboios de Portugal informou em comunicado que, por motivo de greve, preveem-se perturbações em todos os serviços a nível nacional, entre os dias 1 e 31 de julho de 2022, nomeadamente atrasos e supressões de comboios.

A empresa informa os clientes que já tenham adquirido bilhetes, que poderão ser reembolsados no valor total do bilhete adquirido, ou que podem proceder a uma revalidação gratuita para outro comboio da mesma categoria e classe (ver aqui como solicitar reembolso).

Soflusa e Transtejo com greves parciais em julho

De regresso à capital, os trabalhadores da Soflusa, empresa que assegura o transporte fluvial entre Barreiro e Lisboa, vão realizar uma greve, em datas a anunciar durante o mês de julho, mas com um planeamento já definido durante quatro dias e por quatro categorias diferentes.

No caso da empresa que é responsável pela travessia de barco no rio Tejo, o Sindicato dos Trabalhadores Fluviais alerta que cada dia de greve terá um período de 24 horas, com um dia para os mestres, outro para maquinistas, mais um para marinheiros e por último para o pessoal administrativo, auxiliar de terra e trabalhadores de bilheteira.

Na Transtejo, cuja gestão é partilhada com a Soflusa, foi decidido, por parte dos trabalhadores reunidos em plenário esta semana, avançar de igual forma com uma greve de três horas diárias por turno, para todo o mês de julho, o que irá afetar as ligações entre o Cais do Sodré e Cacilhas, Montijo e Seixal, bem como a ligação da Trafaria-Porto Brandão-Belém.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos