Mobilidade

Caos total em julho com greves na CP, Rodoviária, Transtejo e Soflusa

Prepara-te para um mês inteiro onde o mais difícil é acertar num transporte que nesse dia não esteja em greve
Texto
Greves nos transportes em julho
Greves nos transportes em julho
Greve nos Transportes Urbanos de Coimbra marcada para agosto

Promete ser uma sexta-feira bastante complicada, este dia 1 de julho de 2022. Os trabalhadores da Rodoviária de Lisboa estão em greve (a 14.ª paragem do ano) durante 24 horas, numa paralisação que teve início às 3 horas da manhã.

E, para o resto do mês de julho, não há notícias animadoras para quem desejar optar pelos transportes públicos, em especial na zona da grande Lisboa.

Já esta semana, a CP – Comboios de Portugal informou em comunicado que, por motivo de greve, preveem-se perturbações em todos os serviços a nível nacional, entre os dias 1 e 31 de julho de 2022, nomeadamente atrasos e supressões de comboios.

A empresa informa os clientes que já tenham adquirido bilhetes, que poderão ser reembolsados no valor total do bilhete adquirido, ou que podem proceder a uma revalidação gratuita para outro comboio da mesma categoria e classe (ver aqui como solicitar reembolso).

Soflusa e Transtejo com greves parciais em julho

De regresso à capital, os trabalhadores da Soflusa, empresa que assegura o transporte fluvial entre Barreiro e Lisboa, vão realizar uma greve, em datas a anunciar durante o mês de julho, mas com um planeamento já definido durante quatro dias e por quatro categorias diferentes.

No caso da empresa que é responsável pela travessia de barco no rio Tejo, o Sindicato dos Trabalhadores Fluviais alerta que cada dia de greve terá um período de 24 horas, com um dia para os mestres, outro para maquinistas, mais um para marinheiros e por último para o pessoal administrativo, auxiliar de terra e trabalhadores de bilheteira.

Na Transtejo, cuja gestão é partilhada com a Soflusa, foi decidido, por parte dos trabalhadores reunidos em plenário esta semana, avançar de igual forma com uma greve de três horas diárias por turno, para todo o mês de julho, o que irá afetar as ligações entre o Cais do Sodré e Cacilhas, Montijo e Seixal, bem como a ligação da Trafaria-Porto Brandão-Belém.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
O ar condicionado consome muita energia? Depende da forma como usa
Qual a percentagem de incapacidade que dá direito a cartão de estacionamento?
Como fazer com que as plantas sobrevivam sozinhas a 15 dias de férias